Quanto custa um site profissional – GUIA COMPLETO

quanto-custa-um-site-profissionalQuanto custa um site simples? Esta é a pergunta mais comum feita pelo cliente, que deseja saber o preço de site profissional simples e que geralmente não sabe o que é um site simples. Uma pergunta tão básica para uma resposta tão difícil de responder. Afinal, quanto custa um site?

Se você chegou neste site impulsionado pela pergunta acima é por que você deseja criar um site para você, como um blog, criar um site institucional ou ainda uma loja virtual. Você está no lugar certo!

Neste guia de custos de site você saberá quanto custa criar um site profissional e os fatores que encarecem o seu valor. Mais ainda, você estará pronto para:

  • Escolher qual o tipo de site que se adéqua melhor à sua empresa ou negócios;
  • Saber que existe mais de uma maneira de criar sites profissionais;
  • Entender como funciona a precificação do custo de um site feito por uma agência digital ou de marketing;
  • Saber como escolher uma agência digital ou site de serviços para criar o seu site;
  • Ter conhecimento básico para negociar com uma agência digital ou um freelancer em webdesigner.

É UM DESAFIO TE CONDUZIR AO PREÇO REAL DE UM SITE

É um grande desafio poder responder quanto custa um site em função de duas variáveis importantíssimas: a primeira é saber como é o site que o cliente deseja. A segunda é escolher a forma como este site será criado.

Acredite, não existe uma resposta simples ou objetiva para esta pergunta.

Saber o valor de um site profissional, mesmo que simples, implica em responder várias perguntas para obter um valor aproximado do custo de um site. Por exemplo:

  • Quanto você tem disponível para investir na criação de um site?
  • Como você pretende gerenciar o seu site? Você mesmo ou tem algum profissional disponível para essa função?
  • Você já tem todo o conteúdo do site criado? Sua empresa já tem logo?
  • Você tem algum conhecimento técnico em hospedagem, FTP ou design para fazer a manutenção básica do seu site?

Tentarei de forma objetiva esclarecer como é feito o cálculo do preço de um site e ao final desta matéria passar valores baseados em algumas características e variáveis.

Os valores do preço de um site mencionados no final da matéria são apenas estimativas aproximadas, baseadas nas principais variáveis na composição do preço de um site profissional e podem variar de agência para agência.

POR QUE VOCÊ PRECISA DE UM SITE? QUAL O SEU OBJETIVO?

Saber para que você deseja um site é a primeira pergunta que deve ser feita para descobrir que tipo de site você precisa.

O seu negócio realmente precisa de um site profissional? Alguns tipos de negócios não precisam de site, por exemplo, um salão de cabeleireiro, uma adega local ou uma loja de 1,99. Talvez para esses negócios fosse melhor fazer anúncios em um guia online.

Agora se você precisa ser encontrado por seu cliente em várias cidades, precisa gerar credibilidade, mostrar ou vender seus produtos e serviços, a criação de site é o melhor caminho para o seu negócio crescer!

pesquisa-empresas-sem-sites

Estudo realizado com 6.400 empresas brasileiras pela Cetic.br, aponta que quase metade das pequenas empresas ainda não tem um site, infelizmente são empresas que reduzem sua participação no mercado, por ainda não conhecerem o grande potencial da internet para os seus negócios!

Se você já sabe que tipo de site você precisa, parabéns! Mas se ainda não sabe, fique tranquilo, a grande maioria que procura uma agência também não sabe! É por isso que você está aqui…

QUE TIPO DE SITE É O MAIS INDICADO PARA VOCÊ?

Identificar seu tipo de site ajudará a descobrir o quanto custa, pois quanto mais complexo, mais caro será o preço do site!

O tipo de site determina se haverá necessidade de mão de obra específica ou não. No desenvolvimento de um site simples, a mão de obra necessária envolvida é um programador e um webdesigner.

No caso de uma loja virtual, a mão de obra seria de alta complexidade, exigiria um programador experiente, pois um site de loja virtual exige conhecimento específico de pagamento digital e segurança por parte deste site e também do servidor.

Abaixo relacionamos alguns tipos de sites e uma breve explanação sobre cada tipo, provavelmente seu site se enquadra em algum.

SITE INSTITUCIONAL OU EMPRESARIAL

Site institucional ou empresarial é um site para falar da sua empresa, objetivos e metas. Você informa em detalhes seus produtos e serviços com a possibilidade do visitante lhe fazer perguntas para tirar dúvidas.

Ideal para atingir vários mercados e cidades sem a necessidade de abrir novos escritórios.

Site institucional é o tipo mais simples que pode existir, não exige nenhuma complexidade, mesmo aqueles que possuem um formulário de contato ou de orçamento.

Se for um site com poucas páginas, e não houver atualização constante faça em HTML + CSS, pois ficará absurdamente leve e muito, muito rápido! Isso fará com que você não se preocupe com uma hospedagem com muitos recursos.

SITE GERENCIÁVEL (SITE DINÂMICO / SITE EM WORDPRESS)

Um site gerenciável é um site onde o próprio cliente insere conteúdo, imagens, vídeos, cria e edita suas páginas. O cliente administra o próprio site através de um CMS.

Um CMS, resumindo de uma forma bem simples, é um software instalado no servidor (hospedagem) e acessado através de um navegador. Ele gera as páginas de forma dinâmica, ou seja, de forma automática sem precisar de um programador.

cms-mais-usado-wordpress

Lista dos principais CMS, com WordPress liderando! *Fonte: www.managewp.com

Veja aqui mais estatísticas sobre o WordPress.

quanto-custa-um-site-wordpressO WordPress é o CMS mais usado, com mais de 76 milhões de sites em todo o mundo, pois é o mais fácil de manusear tanto para quem desenvolve, quanto para o cliente final que irá criar páginas e conteúdos. Os sites em WordPress além de usar o HTML com CSS usam também a linguagem PHP.

Geralmente esse tipo de site tem as mesmas características de um blog, na verdade, um site WordPress nada mais é do que um blog personalizado com características de um site.

Um site em WordPress é a forma mais usual para um site institucional que usa blog, pois há a possibilidade de criar infinitas páginas e conteúdos sem a necessidade de ter um programador ou webdesigner.

sites-grandes-em-wordpress

*Fonte: www.managewp.com

Acima vemos sites de empresas grandes e famosas que usam o WordPress.

BLOG

Um blog é um site exclusivamente de conteúdo. É um site que tem como principal característica gerir uma grande quantidade de conteúdo, neste caso os posts (matérias).

Ideal para blogueiros de nicho, que ganham a vida através de anúncios em seu site.

Geralmente criado através do WordPress turbinado com plugins para melhorar determinadas características, como por exemplo, deixá-lo mais rápido, ou melhorar sua posição no ranking do Google.

SITE ONE PAGE / SINGLE PAGE

Site One Page são sites que exibem todo o conteúdo em uma única página de forma bem objetiva.

Tem como vantagem de serem rápidos, navegação simples, design arrojado e sem distrações.

São excelentes para empresas que trabalham com apenas um produto ou serviço e que desejam converter visitantes em clientes de uma forma rápida.

PORTAIS

Sites que agregam uma quantidade grande de informações e notícias de diversos segmentos.

Os portais podem ainda oferecer serviços como um guia online de imóveis e veículos. Podem também oferecer uma seção específica de classificados e empregos.

criacao-de-portais-quanto-custa-precosPerceba, enquanto o portal da UOL prioriza informações, o portal do Terra prioriza serviços, até curso de inglês oferece!

Este tipo de site usa muito o banco de dados o que torna pesado, necessitando de um bom serviço de hospedagem. Para administrá-lo é necessário uma equipe específica formada por programadores, webdesigners e principalmente jornalistas.

SITE DE LOJA VIRTUAL (ECOMMERCE)

E se for um site de loja virtual? A plataforma é outra, o valor do site de loja virtual é bem mais alto por envolver uma mão de obra mais qualificada. A melhor plataforma usada na criação de um site de uma loja virtual é o Magento, que hoje é a mais popular.

Existe uma alternativa mais barata, que pode ser usada para pequenas lojas, que é o uso de plugins de ecommerce para o WordPress, funciona bem, mas é uma solução adaptada, que oferece menos recursos que o Magento.

Para quem está começando vale a pena escolher um site gerenciável através do WordPress e usar os plugins de ecommerce do que investir numa plataforma mais completa, porém mais complexa para gerenciar.

SITE RESPONSIVO (MOBILE SITE)

Um site responsivo é um site que é acessível pelos dispositivos móveis em especial os smartphones e tablets. Veja abaixo o nosso exemplo da criação de site responsivo:

Site responsivo: abre em todos os dispositivos móveis

O site responsivo pode ser projetado especificamente para abrir em um dispositivo móvel. Neste caso o seu site identifica que o visitante esta acessando o site de um celular e o redirecina para um subdomínio. Funciona quase como um aplicativo.

Ou o site responsivo pode ser qualquer site que se adapta em um smartphone ou tablet. Seu layout é fluído. Este é o tipo mais comum usado.

Alguns dados sobre a utilização de sites responsivos no Brasil:

  • Em 2015, mais da metade das pesquisas no Google foram realizadas em um dispositivo móvel.
  • No Brasil, 56% dos internautas acessam a internet usando um dispositivo móvel (e-Marketer)
  • 61% das pessoas têm uma melhor opinião de marcas quando eles oferecem uma boa experiência móvel.

JÁ SEI QUE TIPO DE SITE USAR E AGORA? COMO CRIAR MEU SITE?

Bom, agora que você já sabe que tipo de site é o mais adequado para os seus negócios, é hora de decidir onde você irá fazer o seu site.

Para você criar um site profissional há diversas maneiras, mas vamos focar nas 3 principais formas de criação de site:

  1. Criar um site através de uma Agência Digital;
  2. Através de um freelancer em webdesigner;
  3. Criar site com um construtor de sites (site pronto);

Vamos lá…

CRIAÇÃO DE SITE ATRAVÉS DE UMA AGÊNCIA DIGITAL

Talvez esta seja ainda a forma mais usual para a criação de sites, embora esteja perdendo lugar para os construtores de sites, ou site pronto, devido aos valores bem mais em conta, não só no desenvolvimento de site, mas também na manutenção.

Uma agência digital é o lugar ideal se você deseja criar um site totalmente personalizado para sua empresa, embora os custos para a criação de um site sejam bem mais elevados.

Indicado para empresas que já tem alguma experiência anterior com sites e que tem um bom investimento reservado para bancar um site criado por uma Agência Digital.

O que você deve esperar de uma agência digital na criação do seu site:

  • Consultoria que te orientará sobre o tipo de site mais adequado para sua empresa;
  • Criação do design, programação, implementação e testes;
  • Orientações básicas sobre marketing digital para ajudar na divulgação do seu site;
  • Cumprimento de prazos;
  • Bom suporte após a criação do site, isto é, manutenção do site;
  • Entrega de um site que atenda todos os seus requisitos estabelecidos em contrato;
  • Suporte na escolha do provedor de hospedagem e instalação do site neste servidor.

Uma agência digital é a porta de entrada para outros serviços, veja abaixo uma parte dos serviços oferecidos por uma agência de São Paulo.

COMO UMA AGÊNCIA DIGITAL FORMULA O PREÇO DE SITE?

A precificação de um site por uma agência deve envolver diretamente apenas uma variável: número estimado de horas que serão gastos no desenvolvimento do site! Simples assim!

Se você perceber que uma agência está te cobrando mais por que sua empresa é bem conceituada no mercado, fuja por que isso não existe!

Cada agência tem o seu valor por hora em função do tipo de mão de obra especializada que ela tem e que será usada na criação do seu site.

Portanto, agências mais experientes cobram mais, entregam um resultado melhor e num tempo menor também.

Agências com menos experiência irão demorar mais para concluir o projeto e entregar um trabalho que talvez não te agrade tanto, porém por um valor menor.

ETAPAS PARA CRIAÇÃO DE SITES POR UMA AGÊNCIA DIGITAL

Uma agência bem estabelecida, que segue uma metodologia eficiente de criação de sites seguirá as etapas abaixo, levando em consideração um site profissional simples.

Talvez algumas agências tenham uma metodologia um pouco diferente, mas não fugirá muito das etapas abaixo.

  1. Planejamento: levantamento de informações e estabelecimento de metas e objetivos para o site;
  2. UX (mapa do site, wireframes, arquitetura de informação): organograma + esqueleto do site;
  3. Design Visual: criação do logo + criação do design com cores e elementos visuais do site;
  4. Programação: codificação do design e instalação de plugins e formulários;
  5. Criação e Inserção de Conteúdo: informações e matérias inseridas no site;
  6. Teste e lançamento: testes e lançamento do site (instalação no servidor de hospedagem de site);
  7. Treinamento / documentação de clientes: treinamento para administração e manutenção do site.

Veja abaixo um outro modelo adotado pela Agência Construtora de Sites, mas muito parecido com a que apresentamos aqui.

etapas-criar-sites-quanto-custa-website

Se alguma agência empregar um modelo muito diferente destes apresentados, questione, por que talvez o resultado final não agrade muito.

QUANTO CUSTA UM SITE PROFISSIONAL (INSTITUCIONAL) DE UMA AGÊNCIA DIGITAL

Vamos levar em consideração que queremos criar um site conforme as especificações abaixo, apenas como exemplo, ok?

  • Site institucional de uma corretora de seguros;
  • Site com 6 páginas: home, página “sobre nós”, páginas de serviços, blog, página de orçamento (formulário de orçamento), página de contato (formulário de contato e mapa do Google);
  • Site em WordPress;
  • Instalação de 5 plugins básicos: formulários, anti-spam, segurança, páginas em cache (deixa o site mais rápido) e redes sociais (plugin de compartilhamento);
  • Design leve, mas arrojado! Uso nas cores predominante em azul com itens em vermelho para realçar as partes mais importantes. Muitas imagens de pessoas sorrindo e alguns ícones para os principais serviços.

Em cima destas especificações vamos fazer a nossa cotação de quanto custa um site em WordPress profissional e estimar tempos e valores para a sua criação.

TEMPO DE DESENVOLVIMENTO E CRIAÇÃO DE SITE PROFISSIONAL INSTITUCIONAL

  1. Planejamento: 6 horas – 3 reuniões com o cliente;
  2. UX (mapa do site, wireframes, arquitetura da informação): 8 horas (1 dia);
  3. Design Visual: 40 horas (5 dias);
  4. Programação: 40 horas (5 dias);
  5. Criação e Inserção de Conteúdo: 12 horas (1 1/2 dia);
  6. Teste e lançamento: 4 horas (1/2 dia);
  7. Treinamento / documentação de clientes: 4 horas (1/2 dia).

Total: 114 horas / Aproximadamente 15 dias

Valor por hora: R$ 60,00 (valor por hora levando em consideração mão de obra e demais custos da agência)

Preço de um site em WordPress profissional criado por uma agência web: R$ 6.840,00

*Valor do site estimado levando em consideração uma agência com experiência mediana no mercado. O valor pode variar conforme demais custos da Agência e localidade.

CUSTOS RECORRENTES PARA MANUTENÇÃO DO SITE

Além do custo principal de projetar e construir um site, há outros custos que podem impactar seu orçamento, alguns são mensais e outros anuais, veja:

Registro de domínio: taxa anual para manter o registro do endereço do site em seu nome, geralmente em torno de R$30,00 anuais;

Hospedagem de site: valor mensal para hospedar seu site em algum provedor de hospedagem. Valor entre R$25,00 e R$45,00 mensais;

Licença de plugins: se você tem algum plugin Premium em seu site, provavelmente deverá pagar uma taxa anual para o plugin ficar atualizado e evitar conflitos com outros plugins e com o tema do WordPress. Valor em torno de $50 dólares anuais;

Manutenção e atualização do site: valor pago para manutenção e atualização de site em WordPress e demais plugins gratuitos a fim de evitar conflitos e vulnerabilidade de todo o site.

QUEM DEVE USAR UM SITE EM WORDPRESS?

Recomendamos fortemente o uso de site em WordPress se:

  • Este não é o seu primeiro site e você tem experiências de gerenciamento de sites, pois é necessário fazer as manutenções básicas para garantir o correto funcionamento do site em WordPress;
  • Você tem tempo para se dedicar para administrar seu site, por que é necessário inserir conteúdo;
  • Se você tem necessidades muito específicas de design ou software que somente um site em WordPress pode fornecer.

QUANTO CUSTA FAZER UM SITE INSTITUCIONAL ATRAVÉS DE UM FREELANCER EM WEBDESIGNER

Usamos aqui o termo “freelancer em webdesigner” por se tratar do termo mais usual, porém um profissional webdesigner trata somente do design do site e não da programação.

A programação do site geralmente é feita por um front end. Um front end “pega em mãos” o design do site e “transporta (codifica)” para o WordPress, fazendo-o funcionar de acordo com as especificações acordadas entre o cliente e o profissional contratado.

Se você tiver sorte, pode encontrar um excelente profissional que possa fazer as duas partes (design + codificação). Quanto mais simples o seu site, maiores as chances de você encontrar um profissional assim.

PREÇO DE SITE ATRAVÉS DE UM FREELANCER

Geralmente o valor de um site cobrado por um freelancer fica aproximadamente 40% mais barato do que o cobrado por uma agência web, em virtude dos demais custos inclusos para manter uma agência, como instalações, energia, internet, aluguel do imóvel, impostos…

Para a cotação de site em WordPress criado por um freelancer, vamos cotar o mesmo tipo de site usado no exemplo anterior e usar como referência um freelancer experiente que domine mais de uma área, principalmente design e codificação.

Preço de um site em WordPress profissional criado por um freelancer, aproximadamente: R$ 4.000,00

*Valor do site estimado levando em consideração um freelancer com experiência mediana no mercado. O valor pode variar em virtude da localidade.

5 RECOMENDAÇÕES NA CONTRATAÇÃO DE UM FREELANCER WEB

Não recomendo esta forma de criar sites para quem não tem um conhecimento básico em design e codificação de sites, nem para aqueles que estão criando seu site pela primeira vez! Se você se enquadra em alguma destas categorias terá grandes dores de cabeça, acredite!

A contratação de um freelancer exige alguns cuidados na sua escolha e posterior contratação. Resumimos estas recomendações abaixo:

1. O freelancer deve ser acessível
É muito comum durante o projeto você querer tirar dúvidas ou saber como anda a criação do seu site. Nada pior do que não achá-lo e ficar preocupado ou ansioso.

Por isso, veja se este freelancer é acessível por email, telefone fixo, celular, skype e whatsapp. Quanto mais opções ele oferecer para ser encontrado melhor.

Esse profissional web ganha um bônus seu se ele apresentar um endereço fixo onde pode ser encontrado facilmente.

2. Formas de pagamento X Prazos
Há duas maneiras do freelancer cobrar o valor do site, a primeira é por hora, da mesma forma como as agências digitais. A outra maneira é cobrar por projeto.

Para a criação do seu site opte por pagar por projeto, é mais seguro. Se você gostar do trabalho, a manutenção do site pode ser paga por hora.

Pague por cada etapa concluída! Peça para que ele faça um cronograma de etapas e pague conforme cada etapa for concluída. Esta forma de pagamento ajuda manter um controle sobre prazos de entrega.

3. Bom freelancer tem portfólio e boas referências
Existe apenas duas maneiras objetivas de você analisar o trabalho de um freelancer:

  1. Portfólio: veja os trabalhos anteriores realizados por esse profissional. Os trabalhos devem estar ativos, disponíveis na internet, para poder avaliar e verificar a autenticidade em relação à autoria.
  2. Referências: converse com as pessoas que contrataram esse freelancer, os contatos estão no portfólio. Não fique restrito aos testemunhos exibidos no site do freelancer. Quanto mais referências melhor!

4. Negociação: registre tudo o que foi acordado
No período de negociação guarde todos os emails, faça atas de reuniões e transforme acordos via telefone em emails com o “de acordo” do cliente.

Amarre todas as pontas para não ter prejuízos no futuro, tudo isto pode servir de prova se houver algum desentendimento entre as partes.

5. Administre suas expectativas
Seja claro e muito detalhista no que você espera do trabalho deste freelancer. Para você dizer de forma clara o que você deseja use outros sites como referência, principalmente no design.

Se você gosta de determinado site, use-o como referência, fica mais claro de entender o que você deseja e espera. Quantos mais sites de referência melhor para ambos.

PRINCIPAL RECOMENDAÇÃO: TENHA UM “BOM” CONTRATO!

A única maneira de você se resguardar na obtenção de um bom serviço de terceiros é através de um contrato que cubra todos os aspectos.

Um bom contrato entre você e um freelancer web deve cobrir os seguintes aspectos:

  • Definir de forma clara um cronograma com as etapas do processo de desenvolvimento e criação de site;
  • Definir prazos para cada etapa;
  • Definir a forma de pagamento, se possível conforme cada etapa e multas por algum atraso;
  • Deve constar no contrato como anexo todas as especificações do site: quantidade de páginas, criação de conteúdo, tratamento de imagens, cores, formulários, etc;
  • Estabelecer quantidade de refações do design antes da codificação do site;
  • Recisão de contrato e multas pela recisão;
  • Responsabilidades do contratante e do contratado.

QUANTO CUSTA FAZER UM SITE INSTITUCIONAL ATRAVÉS DE UM CRIADOR DE SITES (SITE PRONTO)

A última forma de criação de site é através de um construtor de sites. Outros nomes dados a essa modalidade são site pronto e criador de sites.

Um criador de sites geralmente é um site pronto muito fácil de personalizar, que não exige nenhum conhecimento técnico. Uma característica forte desta modalidade de criar site é “arrastar e soltar”, simples assim!

Veja bem, isto é diferente de usar um tema em WordPress, por que um tema em WordPress é necessário configurar e personalizar e para isso é necessário ter conhecimentos técnicos.

QUEM OFERECE ESTE TIPO DE SERVIÇO?

Geralmente não são criados por uma agência, nem por um freelancer, mas sim por sites que oferecem esse tipo de serviço.

Um site pronto customizável pelo sistema de arrastar e soltar é um serviço oferecido por sites especializados, que usam tecnologia própria para esta finalidade.

Existem criadores de sites que usam como base o WordPress, que são as melhores opções, pois gera um código mais limpo e amigável ao Google (fáceis de posicionar em primeiro no Google).

QUANTO CUSTA UM SITE PRONTO?

O preço de um site pronto é sempre o mesmo valor, a variação de preço esta no site que oferece este tipo de serviço.  Ou seja, independente do modelo, estilo ou segmento, o preço do site é o mesmo.

Os valores de um site pronto estão entre R$ 19,90 e R$49,90 mensais!

Algumas empresas cobram ainda uma taxa de ativação, ou taxa de configuração, em torno de R$ 100,00, pagos uma única vez.

VANTAGENS E DESVANTAGENS EM USAR UM CRIADOR DE SITES

Fazer um site através de um construtor de sites é um verdadeiro passeio, pois já vem com um site pronto, um tema, onde a partir daí você edita ou personaliza de acordo com o seu negócio.

A utilização de um site pronto já contempla as principais ferramentas para criar ou editar um site sem precisar ter conhecimentos técnicos. Vamos abordar alguns aspectos importantes:

Vantagens em usar um site pronto:

  • Custo extremamente baixo e fixo;
  • Fácil de usar. Não requer nenhum conhecimento técnico;
  • Hospedagem já inclusa;
  • Tema profissional incluso;
  • Suporte técnico incluso;
  • Prazo de criação curto. No mesmo dia já estará funcionando;
  • Diversas formas de pagamento;

Desvantagens em usar um site pronto:

  • Sistema engessado para aqueles que desejam grandes personalizações;
  • Não é possível fazer migração para outro sistema, por exemplo, em WordPress. Exceção para sites prontos em WordPress;
  • Poucos temas profissionais disponíveis. A maioria dos temas não tem um bom design;
  • O código de um site pronto é sujo (muitas linhas de código). Exceção novamente para os sites prontos em WordPress.

CRIADOR DE SITE É INDICADO PARA QUEM….

É o seu primeiro site
Indicado para quem está criando seu site pela primeira vez. Aprende alguns aspectos de como funciona um site sem precisar investir muito;

Pequenos negócios
Criador de sites é excelente para pequenas empresa, autônomos e empreendedores, que não precisam de uma grande estrutura digital.

Sem recursos financeiros
Se você não tem muitos recursos financeiros o criador de sites resolve o seu problema. Você não precisa contratar nenhuma agência web ou freelancer.

Não tem tempo para pesquisar ou criar um site
Para aqueles que estão muito envolvidos com seus negócios, o tempo é escasso! Crie seu site em apenas um dia sem precisar esperar muito.

Deseja ter total controle do seu site
Indicado para quem deseja ter total controle em seu site e não quer pagar e esperar por alguém para fazer todas as alterações em seu site.

QUANTO CUSTA UM PORTAL E UMA LOJA VIRTUAL?

Abordamos em nosso exemplo um site institucional, por ser o mais usual e por que abrange uma grande quantidade das empresas.

Quanto custa um portal e uma loja virtual as variáveis são outras e abordar aqui, neste artigo, ficaria muito complexo. Portanto, optamos por não abordar quanto custa uma loja virtual, nem um portal.

OUTRO LADO: QUANTO COBRAR POR UM SITE?

Fazendo o caminho reverso deste post, para quem trabalha com criação de sites como webdesigners, front end e programadores, agora já sabem também quanto cobrar por um site em WordPress, visto que neste post demos todos os aspectos para compor o preço de um site de forma completa.

Se ficou alguma dúvida para estes profissionais, deixe um comentário e vamos conversar, ok?

CONCLUSÃO: QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA MINHA EMPRESA?

A melhor opção para você depende do quanto você está determinado a investir em um site.

Se você tiver um bom investimento reservado, invista na criação de site através de uma agência, pois você receberá um excelente suporte em diversos aspectos. Além disto, esta agência poderá ser seu grande parceiro durante um bom tempo.

Se você tiver poucos recursos para criar um site, crie um através criador de sites, sem dúvidas, é a melhor opção para quem tem um orçamento mais apertado. Escolha um criador de sites que use WordPress, que possui um código mais apurado.

Se você já tem um conhecimento médio em design e programação, contrate um freelancer. Porém, você corre sérios riscos se contratar o profissional errado!

Sinceramente espero ter ajudado. Dúvidas e sugestões nos escrevam queridos, será um prazer em reponde-lo!

COMPARTILHE NOSSA MATÉRIA

Inside Click Webdesign

Inside Click Webdesign é um guia sobre criação de sites, blogs e hospedagem. Apaixonados por WEB!

MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS MATÉRIAS

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE!

32 comentários

  1. Ricardo em 24 de Janeiro de 2017 às 09:03

    Muito esclarecedor o seu post, estou fazendo uns trabalhos como freelancer e estava sem noção para direcionar o projeto.

    Existe a possibilidade de vocês falarem sobre loja virtual?

    • Inside Click Webdesign em 10 de Fevereiro de 2017 às 13:52

      Olá Ricardo.

      Ficamos felizes pelo seu comentário!

      Podemos sim no futuro fazer um mini guia para abordar este assunto, mas desde já segue algumas informações sobre loja virtual.

      1 – Hoje, felizmente existem diversas ferramentas para uma loja virtual, para aqueles que tem um baixo orçamento recomendamos a utilização de “sites prontos” para ecommerce. Paga-se um valor fixo para usar uma plataforma de um determinado site. Valor aproximado entre 50 e 100 reais por mês.

      2 – Para aqueles que já tem algum conhecimento em wordpress, recomendamos o uso do plugin Woocommerce, o melhor do mercado. Possui integração com o Pagseguro. Plugin é gratuito, portanto a relação custo benefício favorece!

      3 – Para aqueles que precisam de uma estrutura mais robusta e tem uma equipe de TI a plataforma Magento é a mais indicada, porém o valor é bem mais alto também!

      Espero ter ajudado Ricardo!

      Inside Click

  2. Luiz em 22 de Fevereiro de 2017 às 13:25

    Muito boa a explanação dobre o assunto.

    • Inside Click Webdesign em 24 de Fevereiro de 2017 às 13:36

      Olá Luiz.

      Obrigado pelo retorno, ficamos felizes em saber que estamos no caminho certo.

      Abraços.

      Inside Click

  3. Rubem em 17 de Março de 2017 às 21:56

    excelente explicações

    • Inside Click Webdesign em 18 de Março de 2017 às 18:57

      Olá Rubem.

      É um prazer recebe-lo em nosso site.

      Ficamos felizes em saber que você curtiu nosso conteúdo.

      Abraço.
      Inside Click

  4. Diogo Ribeiro em 26 de Março de 2017 às 07:39

    Queria saber a opinião de vocês sobre a cobrança por página e quanto cobrar por página pois na minha opinião é a forma mais justa de cobrança.

    • Inside Click Webdesign em 5 de Abril de 2017 às 13:51

      Olá Diogo.

      Obrigado por sua visita.

      Para cada tipo de página existe uma complexidade, certo? Uma página de contatos é menos complexa do que uma página de serviços.

      Portanto, uma página mais difícil de ser projetada (desenhada) e posteriormente programada implicará em mais horas para ser executada. Quanto mais horas para ser executada, mais cara é a página.

      Você pode até cobrar por páginas, mas ou você sairá perdendo, ou o seu cliente.

      Espero ter ajudado.

      Inside Click

  5. Narciso Santana Neto em 28 de Março de 2017 às 00:05

    Adorei todo conteúdo aqui colocado aqui,
    Obrigado por toda explicação aqui dada parabéns.
    ATT Narciso Santana Neto

    • Inside Click Webdesign em 5 de Abril de 2017 às 13:47

      Olá Narciso.

      Ficamos felizes cm seu retorno!

      Esse é o objetivo do site, trazer informação de qualidade para vocês!

      Inside Click

  6. Rachel marques de Sá em 16 de Abril de 2017 às 04:02

    Adorei! Honesto e verdadeiro todas informações. parabéns pelo trabalho!

    • Inside Click Webdesign em 23 de Abril de 2017 às 20:39

      Olá Rachel.

      Tudo bem?

      Obrigado pelos seus comentários!

      Inside Click

  7. Flavio Renato Freitas em 16 de Abril de 2017 às 13:45

    Dentre muitos artigos sobre investimento/custo/precificação de websites e projetos web, sem dúvidas, este foi o melhor artigo que já li.
    Simples, direto e esclarecedor.
    Já um outro aspecto que devemos levar em conta, no caso ‘freelancer’ é que há alguns pseudo-profissionais, que mal sabem escrever e querem sair oferecendo serviços a preços baixos e qualidade duvidosa. Isso prejudica os verdadeiros freelancer da área.
    E para quem ficou com alguma dúvida, há diversas agências que contratam estes freelancers de qualidade e botam a sua assinatura apenas no rodapé.
    Uma outra dica: Fujam de preços muito baratos.

    • Inside Click Webdesign em 23 de Abril de 2017 às 20:52

      Flávio,

      Tudo bem?

      Já tivemos experiências realmente muito ruins com a contratação de freelancers! Mas existem muita gente boa, é necessário separar o jôio do trigo.
      Nesse processo de contratar freelancer, espere o freela “falar” sobre assinar o contrato, se essa iniciativa partir de você e não dele, fique atento!

      Bons profissionais trabalham “sempre” com contrato assinado, é bom para ambos os lados! Preto no branco, simples assim.

      Obrigado pela sua participação.

      Inside Click

  8. Thiago Pereira de Melo em 5 de julho de 2017 às 19:07

    Meus parabéns acabei de fazer curso de marketing digital e me interessei muito pela área estava meio perdido como apresentar isso para os clientes na questão de criação de sites e fanges. Você me permite me basear nas suas ideias para mostrar um plano de trabalho para meus clientes?

    • Inside Click Webdesign em 22 de julho de 2017 às 14:34

      Olá Thiago, tudo bem?

      Poxa, ficamos muito felizes em saber que nosso trabalho tem contribuído com alguns estudantes, você não é o primeiro que aparece.

      Sim, se sinta a vontade em usar nossas idéias! Se for reproduzir nosso conteúdo apenas não se esqueça de mencionar a fonte, ok?

      Vamos em frente Thiago! Se precisar de ajuda estamos aqui…

      Inside Click

  9. RAPHAEL ALMEIDA CHAVES em 26 de julho de 2017 às 15:24

    Muito obrigado pelo artigo. Estou pensando em trabalhar como webdesigner free lance agora, e também tinha minhas dúvida sobre como funciona uma agencia digital. Me ajudou bastante.

    • Inside Click Webdesign em 3 de agosto de 2017 às 17:01

      Olá Raphael.

      Se precisar de ajuda na sua jornada como freela, estamos aqui!

      Boa sorte querido!

      Inside Click

  10. Eric em 25 de setembro de 2017 às 21:28

    Parabéns Ótima explicação sobre assunto.

    • Inside Click Webdesign em 2 de outubro de 2017 às 13:36

      Olá Eric.

      Ficamos muito felizes em saber que as informações postadas aqui foram úteis para você.

      Obrigado pelos elgoios!

      Inside Click

  11. Antonio Meia Casa em 9 de novembro de 2017 às 00:51

    Antônio M Casa – Frutal-MG
    A diversificação de atividades é muito grande e sabe-se que existe o melhor modelo para cada necessidade. Preciso apenas de criar uma página para publicação de artigos. Um layout que transmita credibilidade.
    Vocês criariam e quanto custaria?

    • Inside Click Webdesign em 15 de novembro de 2017 às 16:07

      Olá Antonio, tudo bem?

      Não trabalhamos com criação de sites, blogs e nem loja virtual.

      Apenas criamos conteúdo deste segmento.

      De qualquer forma boa sorte no seu projeto!

      Inside Click

  12. Plinio em 9 de novembro de 2017 às 21:31

    Muito boa sua explicação, obrigado!

    Se eu desenvolvo um site com uma pessoa ou empresa, o que vou receber? Códigos,? Qual é o produto que recebo?
    Desculpe a falta de conhecimento, mas tenho interesse de fazer um em minha área, mas não sei se vou ficar ligado o resto da minha vida com o desenvolvedor!

    Obrigado

    • Inside Click Webdesign em 15 de novembro de 2017 às 16:16

      Olá Plínio.

      Boa pergunta!

      O que você recebe não é um produto tangível, e sim um serviço que fica visível apenas digitalmente.

      O profissional ou empresa que criar este site para você deverá entregar este site hospedado num provedor de hospedagem. Paralelo a isto, é recomendável que você receba também os arquivos de backup, pois se algum dia ocorrer algum problema em seu site é possível recuperá-lo.

      Sobre a manutenção do site, deve ser feito um contrato de manutenção à parte do contrato de criação do site. Não misture as coisas!

      Dê preferência para sites criados com o WordPress, pois são mais flexíveis, fáceis de atualizar e de inserir conteúdo. Tem muitos profissionais que trabalham com essa plataforma, diferentemente das plataformas Drupal e Joomla. Portanto será mais fácil de encontrar um profissional para realizar a manutenção se o “seu” programador te deixar na mão.

      Boa sorte querido.

      Inside Click

  13. baixa caloria receitas em 26 de novembro de 2017 às 09:16

    Muito interessante mesmo! Continue com o bom trabalho!

    Adorei vou recomendar pra todos que conheço um artigo igual
    a esse vale ouro. 🙂

    • Inside Click Webdesign em 10 de dezembro de 2017 às 13:34

      Olá.

      Obrigado pelas considerações!

      Inside Click

  14. alagoas Classificados em 27 de novembro de 2017 às 13:06

    Adorei vou recomendar pra todos que conheço um artigo igual
    a esse vale ouro. 🙂

    • Inside Click Webdesign em 10 de dezembro de 2017 às 13:33

      Olá.

      Obrigado pelas considerações!

      Inside Click

  15. WEVERTON em 19 de Fevereiro de 2018 às 20:15

    Boa tarde, tenho uma loja física e estou pensando em abrir uma virtual, porem na virtual quero aumentar a gama de produtos , na faixa de uns 20.000 itens diversos com detalhe de cada produto. Não tenho muito conhecimento nessa área e queria um conselho. Obrigado!

    • Inside Click Webdesign em 20 de Fevereiro de 2018 às 12:58

      Olá Weverton.

      Muito obrigado pela sua visita!

      Já que você não tem muito conhecimento e está começando agora, sugiro que você use as opções de ecommerce integrado, são sites que oferecem lojas virtuais já prontas por um custo mensal, geralmente a partir de R$ 50,00 mensais.

      Futuramente, você pode usar uma plataforma mais robusta como o Magento, mas terá que ter algum profissional específico para trabalhar com você.

      Acessa o link abaixo que tem algumas dicas de sites que oferecem excelentes serviços em ecommerce:
      https://ecommercenews.com.br/fornecedores/plataformasdeecommerce/

      Mas antes de qualquer coisa, faça algum curso em ecommerce, existe hoje várias escolas focada neste segmento, sinceramente, não faça nada sem antes ter um pouco mais de conhecimento!

      Veja aqui um curso online SÉRIO com preço BEM acessível:
      https://www.udemy.com/como-montar-uma-loja-virtual/

      Estamos torcendo por você, boa sorte!

      Inside Click Webdesign

  16. […] Veja aqui uma matéria excelente para te ajudar no custo na criação de um site institucional. […]

  17. […] ← Quanto custa um site profissional – GUIA COMPLETO […]

Deixe um Comentário