fbpx

7 Princípios básicos do marketing digital para o seu negócio

7 Princípios básicos do marketing digital para o seu negócio

Marketing digital. Uma das novas palavras de ordem que os empresários estão usando para soar inteligente nos dias de hoje.

Será que realmente existe algo de relevante nisso?

Com as empresas seguindo por este caminho e focando na criação de uma forte presença online, talvez seja a hora de você pensar em ir por esse caminho e não ficar para trás!

Você quer começar a promover seu negócio online? Não tem certeza do que significa marketing digital? Se for esse o caso, anime-se! Neste guia, você encontrará todos os princípios básicos do marketing digital que precisa saber sobre a criação de campanhas de marketing online para sua empresa.

Definição

Em termos mais simples, marketing digital significa fazer marketing dos seus produtos e serviços usando a internet e mídia digital como o meio.

O marketing digital é uma espécie de termo abrangente que inclui todas as estratégias modernas de marketing. Estamos falando de táticas de marketing que envolvem alcançar seu público alvo por meio de marketing online (sites, lojas virtuais, aplicativos) e marketing de mídia social (Facebook, Instagram, Twitter e outros).

Como você pode imaginar, este é um vasto campo e pode ser muito grande se você for novo no campo do marketing digital. Em nosso mini guia sobre o básico do marketing digital, vamos revelar:

  • Por que sua empresa precisa de marketing digital
  • Os componentes de uma estratégia de marketing digital bem sucedida

Este guia irá equipá-lo com todo o conhecimento básico de marketing digital que você precisará para criar um plano de marketing online para o seu negócio.

Tudo bem, então prepare uma xícara de café e vamos começar!

Por que sua empresa precisa de marketing digital?

Se você está hesitando em investir em marketing digital, aqui estão alguns pontos para convencê-lo da importância de ter um plano de marketing online para o seu negócio.

Para competir melhor!

Você sabia que 77,6% dos proprietários de pequenas empresas usam as mídias sociais em sua estratégia de marketing? De empreendedores autônomos e freelancers a empresas, todos estão usando o marketing digital para estabelecer uma presença de marca hoje.

Isso é provavelmente porque o básico do marketing digital é bastante fácil de entender. Se você não se adaptar aos tempos de mudança, você perderá clientes em potencial.

Obter uma rede maior de comunicação com seu público

O marketing digital permite que você chame a atenção de seus clientes em potencial de várias formas. Por exemplo, Search Engine Optimization (SEO), que vamos discutir mais adiante neste guia, ajuda você a atrair clientes de uma maneira orgânica (não remunerada) através das buscas no Google.

Por outro lado, o marketing Pay Per Click (PPC) usa anúncios pagos para atrair o público. Ao usar diferentes abordagens, você pode alcançar um público mais amplo que pode ter um grande impacto no reconhecimento de sua marca.

Acompanhar facilmente o desempenho

Graças às ferramentas de análise online facilmente disponíveis, você pode acompanhar o desempenho de suas campanhas de marketing em tempo real.

E é tão diferente das formas tradicionais de marketing, onde você teve que esperar por semanas para determinar o que está funcionando e o que não está!

Com o marketing digital, você pode observar quais aspectos de sua estratégia de marketing precisam ser aprimorados e fazer alterações de acordo. Isso proporciona um enorme controle sobre suas campanhas de marketing e seu orçamento.

Segmentar seu público-alvo com eficiência

Você pode imaginar segmentar um público-alvo com base em gênero, idioma e local por meio dos meios tradicionais de marketing?

Essa é uma das coisas que amamos no marketing digital; você pode escolher quem visita seu website e quem vê seus anúncios. As ferramentas e os parâmetros de segmentação disponíveis hoje são incríveis para ajudar você a segmentar o público-alvo. Eles são fáceis de usar, mesmo se você tiver pouco conhecimento sobre o básico do marketing digital.

E estas são apenas algumas das várias vantagens do marketing digital para o seu negócio. Depois de saber como lidar com suas campanhas de marketing com sucesso, você pode

  1. a) fique muito à frente da sua concorrência
  2. b) aumentar suas vendas.

Agora que você sabe por que precisa conhecer os fundamentos do marketing digital, vamos ver o que contribui para uma estratégia digital eficaz.

7 fundamentos do marketing digital de uma estratégia bem sucedida

Antes de decidir investir seu tempo e recursos em estratégias, é importante que você entenda os fundamentos do marketing digital em relação às várias plataformas. Uma estratégia de marketing eficaz pode incorporar uma variedade de componentes como:

  1. Design do site
  2. Otimização de mecanismos de pesquisa
  3. Publicidade em mídias sociais
  4. Gerenciamento de mídia social
  5. Publicidade Pay-Per-Click (paga)
  6. Marketing de email
  7. Marketing de conteúdo

Engajar-se com cada um (ou com qualquer outro) componente da maneira certa aumentará a presença da sua marca online de uma maneira poderosa.

#1. Design do site

Entenda isso: seu site é a cara do seu negócio. Sua estrutura, cor, design e até mesmo escrita (conteúdo) afetam a maneira como o público percebe sua marca.

É por isso que sempre enfatizamos que seu site deve refletir seu estilo de marca e personalidade, além do tema geral de sua empresa. Considere o seu site como uma extensão importante do seu negócio.

Veja algumas dicas importantes que você pode seguir para garantir que seu website ajude a criar a autoridade da marca:

Invista em um site responsivo

Escusado será dizer que seu site deve ser bonito e organizado. Além disso, seu site deve ter um design responsivo com um CMS atualizado (sistema de gerenciamento de conteúdo) - não se preocupe; seu desenvolvedor da web saberá o que isso significa.

A chave é ter a combinação certa de design e funcionalidade. Um site incrivelmente bonito, que leva mais de 10 segundos para ser carregado, não é um sinal de um ótimo site - nem um site que parece tão barato e ao acaso que o visitante começa a questionar a credibilidade de sua marca.

O design é realmente tão importante?

De acordo com a pesquisa, 48% dos visitantes online decidem a credibilidade de um negócio com base no design do site, e 94% das pessoas rejeitam um site com base apenas em seu design.

Basta olhar para o design do site da Arngren.net. É uma bagunça...

7 Princípios básicos do marketing digital para o seu negócio

Uma pausa aqui...

Não podemos decidir qual é mais catastrófico - o design ou o layout. Quanto você acha que tem sucesso em captar a atenção de seus clientes-alvo? Tudo é tão desordenado, você dificilmente pode compreender sobre o que o site é!

Otimize seu site

Estamos falando de Search Engine Optimization (SEO). Analisaremos isso mais detalhadamente mais adiante neste post, mas o ponto-chave dos fundamentos do marketing digital que você precisa entender é que o SEO ajuda a empresa a aparecer nos resultados do mecanismo de pesquisa.

Do design do seu site às palavras-chave escolhidas , o SEO cobre tudo.

Crie uma estrutura de fácil navegação

Um site deve ser estruturado de forma que os usuários entrantes possam explorar facilmente. Cada página da web deve ser marcada e rotulada para que os usuários possam encontrar o que precisam.

No nível mais básico, seu site deve ter páginas / seções como:

  • Pagina inicial
  • Sobre a página de produtos / serviços
  • Lista de serviços
  • Sobre nós / Conheça a página da equipe
  • Blog
  • Informações de contato

Monitore seu site regularmente

Se você acha que o design do site é um processo único, pense novamente. Com os mecanismos de busca mudando seus algoritmos com frequência e projetando tendências atualizando constantemente, você precisa manter seu site atualizado para que ele continue funcionando perfeitamente.

Você pode ler mais sobre as características de um bom design de site aqui .

#2. Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

Então você criou uma obra-prima de um site. Você se certificou de que também é otimizado para usuários de smartphones.

Agora tudo o que resta é para o seu público-alvo encontrá-lo.

Isso é o que a otimização de mecanismos de pesquisa faz.

De acordo com a Hubspot, 81% dos compradores realizam pesquisas online antes de fazer grandes compras.

Quando seu cliente em potencial está procurando um produto ou serviço online, é mais provável que ele o faça primeiro. Para ser encontrado em milhões de resultados de mecanismos de pesquisa, seu site deve ser otimizado para os mecanismos de pesquisa (Google, Yahoo, Bing etc.).

Vamos ver o que significa otimizar seu site

A otimização de mecanismos de pesquisa é o processo de melhorar a visibilidade de um site em páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs) orgânicos (não pagos).

O SEO garante que seu site apareça nos principais resultados sempre que alguém inserir sua (s) palavra-chave (s) segmentada (s) na barra de pesquisa.

Esta imagem ilustra perfeitamente os principais elementos de uma estratégia de SEO bem sucedida.

7 Princípios básicos do marketing digital para o seu negócio

Como funciona o SEO?

Encontre as palavras-chave certas

Pesquise sua indústria e encontre as palavras-chave que identificam sua empresa. As palavras-chave que você segmenta determinam como o Google (e outros mecanismos de pesquisa) classificam seu site e quanto tráfego você traz.

Use essas palavras-chave no URL do seu website

uma das melhores maneiras de otimizar seu website é incorporar palavras-chave no URL do seu site.

Os mecanismos de pesquisa passam por cada linha de texto no seu site para entender o que é. Do URL do seu site ao conteúdo das suas páginas da web, tudo é analisado e indexado pelos mecanismos de busca.

Use palavras-chave em tags de título, Meta descriptions e tags de título

Tags de título são o nome de uma página da web. Quando você abre um navegador da Internet, o texto que aparece na parte superior da caixa de diálogo é a tag Title. Estes são os links que aparecem nos motores de busca. É o hiperlink em que as pessoas clicam.

Títulos

Para aumentar a relevância do seu site (SEO), incorpore suas principais palavras-chave nas tags Title.

Se você quiser uma visualização perfeita para que o título não seja cortado nos resultados da pesquisa, mantenha essas tags com menos de 65 a 70 caracteres. Além disso, evite usar palavras de parada como:  a, e, se, então, um, para, etc, na tag do título.

7 Princípios básicos do marketing digital para o seu negócio

As tags de título são as tags HTML (H1, H2, H3, H4, H5 e H6) usadas para estruturar o conteúdo da página do site. Além de usar palavras-chave em suas tags de título e Meta, também use as palavras-chave mais importantes nas tags de título.

Descrição do Post

As descrições de meta são as descrições de linha de 2 a 3 sob os títulos que você vê quando o Google faz alguma coisa. Trata-se de uma breve descrição de uma empresa / marca, o que torna mais fácil para os potenciais clientes passarem rapidamente por todos os resultados da pesquisa.

7 Princípios básicos do marketing digital para o seu negócioVocê tem no máximo 155 caracteres para descrever sua página da Web e é recomendável usar pelo menos uma palavra-chave para essa página específica.

#3. Publicidade de mídia social

Publicidade em mídias sociais significa usar plataformas de mídia social para promover e vender seus produtos / serviços. Se você quer dominar os fundamentos do marketing digital, começar com marketing de mídia social é uma ótima idéia.

Uma das principais vantagens da publicidade em canais sociais como Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, LinkedIn, etc. é que você pode escolher seu público-alvo.

Segundo a Hubspot, 92% dos donos de empresas e profissionais de marketing dizem que as mídias sociais são cruciais para seus negócios.

7 Princípios básicos do marketing digital para o seu negócio
Infográfico Redes Sociais (www.rockcontent.com.br)

Na verdade, esse mesmo relatório diz que mais da metade das pessoas que usam publicidade em mídias sociais há pelo menos dois anos relataram que isso as ajudou a aumentar as vendas.

Então, quais plataformas de mídia social você deve usar para o seu negócio?

Aqui estão algumas das plataformas mais populares:

7 Princípios básicos do marketing digital para o seu negócioFacebook: uma página do Facebook para sua marca torna você mais identificável e é uma ótima maneira de se conectar com clientes em potencial. Anúncios do Facebook provaram ser altamente bem sucedidos em ganhar mais exposição para um negócio.

7 Princípios básicos do marketing digital para o seu negócioInstagram: Instagram é a melhor maneira de expressar seu negócio visualmente. A plataforma oferece várias ferramentas para ajudar você a se envolver com seu público. Com 500 milhões de usuários ativos mensais, o Instagram está crescendo extremamente rápido.

7 Princípios básicos do marketing digital para o seu negócioTwitter: o Twitter para empresas atinge pessoas que buscam novos produtos e ofertas especiais. De acordo com um relatório do Twitter e da Research Now, 93% das pessoas que seguem pequenas e médias empresas no Twitter planejam comprar, enquanto 69% já compraram algo das empresas que seguem.

7 Princípios básicos do marketing digital para o seu negócioPinterest: Com 100 milhões de usuários ativos mensais, o Pinterest é a plataforma mais popular para descobrir novas ideias. O conteúdo visual que você cria e compartilha nos seus painéis de anúncios pode ser usado para chamar a atenção do público e incentivá-los a experimentar seus produtos.

7 Princípios básicos do marketing digital para o seu negócioLinkedIn: o LinkedIn é uma rede essencial para a construção de sua marca e a criação de fortes conexões comerciais online. Você pode usá-lo para compartilhar conteúdo, manter-se atualizado com as tendências e se conectar com os principais influenciadores em seu setor.

#4. Gestão de Mídias Sociais

O gerenciamento de mídia social permite que você gerencie todos os seus perfis sociais (Facebook, Instagram, Twitter, etc.) juntos em uma única plataforma.

O gerenciamento de mídia social também ajuda você a lidar melhor com as interações on-line de entrada e saída.

Em termos mais simples, ele simplifica a forma como você participa de conversas que estão acontecendo em diferentes plataformas - blogs, redes sociais (como o Facebook) e até mesmo comunidades on-line públicas e privadas.

#5. Email marketing

Antes de perguntar, sim, ainda funciona. Alguns números para você acompanhar:

7 Princípios básicos do marketing digital para o seu negócio
Fonte: viverdeblog.com

• Em relação ao uso comercial, 75% dos usuários utilizam o email contra apenas 3% das redes sociais
• Em 2012, o email marketing teve um ROI (Retorno sobre investimento) de 4000%
• 44% das pessoas que recebem emails promocionais realizaram ao menos uma compra no ano passado
• Em torno de 50% de uma lista de email se manterá ativa- abrindo ou clicando em emails
• 82% dos consumidores abrem emails de companhias

 A cada R$ 1,00 investido, R$ 44,25 é o retorno médio na estratégia de email marketing

É por isso que o email marketing se tornou muito mais competitivo agora; é um dos canais mais eficazes em nosso guia para o marketing digital básico.

A chave é destacar seus e-mails, o que é mais fácil dizer do que fazer. Antes de criar uma campanha de e-mail, você precisa entender a psicologia de seus clientes em potencial.

Bombardeá-los com e-mails para promover o seu produto só irá prejudicar a imagem da sua marca. De acordo com um estudo de 2016 da Hubspot, 78% das pessoas não se inscreveram nos e-mails porque uma marca estava enviando “muitos e-mails”.

#6. Pagar por clique publicidade

O PPC é uma forma de publicidade que é usada para levar visitantes ao seu site usando anúncios de pesquisa pelos quais você paga apenas quando alguém clica nele.

Além do Google ADS, o Facebook ADS também é uma plataforma PPC popular. Aqui estão dois fatos realmente interessantes para você pensar:

  • 64,6% das pessoas clicam nos anúncios do Google quando querem comprar algo online;
  • Entre as empresas que usam publicidade PPC, 84% usam o Facebook como plataforma, 41% usam o Google e 18% usam o LinkedIn.

Por que o PPC é tão popular entre os anunciantes? Porque isso os ajuda a atrair tráfego de qualidade.

Ao colocar anúncios que só são exibidos quando frases de pesquisa específicas são usadas ou em sites que têm um tipo específico de público-alvo, você pode segmentar público-alvo bem-adaptado para sua empresa. Isso garante que seu website atraia visitantes com maior probabilidade de conversão em compradores.

Se isso não for suficiente, considere isso: você paga apenas pelos cliques e pode monitorar o desempenho de seus anúncios em tempo real. Benefícios como esses são os motivos pelos quais a publicidade PPC provou ser um grande sucesso para as pequenas empresas .

#7. Marketing de conteúdo

Quando se trata dos fundamentos do marketing digital, um componente que tem sido o assunto da cidade é o marketing de conteúdo.

Trata-se de uma abordagem de marketing focada na criação e no compartilhamento de conteúdo valioso e relevante de forma consistente para atrair e reter um público claramente definido e, eventualmente, estimular os clientes a realizar uma ação lucrativa.

Vamos simplificar um pouco...

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que se concentra na criação de relacionamentos sólidos com seu público, oferecendo conteúdo relevante e de alta qualidade.

Então, quando os clientes decidem comprar algo, eles já são leais a você.

Este conteúdo pode ser postagens em blogs, artigos, boletins informativos por e-mail, white papers, estudos de caso, pesquisas / relatórios, infográficos, vídeos, webinars, e-magazines, e-books e muito, muito mais.

Por que o marketing de conteúdo se tornou tão importante?

Porque as marcas estão tentando responder à pergunta de um milhão de dólares: quando os clientes acessam a Internet para pesquisar um produto / serviço antes de tomar a decisão final de compra (e 81% deles), quem você ou seus concorrentes?

A única coisa que você precisa entender sobre o básico do marketing digital é: ser visível é tudo.

Mais e mais pessoas estão indo online para pesquisar e comprar produtos e serviços, e se você quiser chamar a atenção deles, você precisa ser encontrado primeiro.

É aí que entra o marketing de conteúdo.

É tudo sobre como criar peças de conteúdo altamente valiosas para diferentes partes do ciclo de compra - desde a fase de pesquisa até o pós-venda.

O objetivo do marketing de conteúdo para uma empresa é educar os clientes em potencial, estabelecer autoridade e construir lealdade. O objetivo é conquistar seus corações com seu conteúdo altamente útil e útil. Dessa forma, quando eles estão finalmente prontos para comprar, eles são mais propensos a escolher você sobre sua concorrência.

Por que você acha que tomamos o tempo para escrever todos esses artigos abrangentes! Acreditamos que quanto mais você souber sobre o  Básico Marketing Digital e sobre a nossa visão e serviços, maior a probabilidade de você nos escolher para ajudá-lo em seu negócio.

Na Inside Click - Agência Digital estão as melhores dicas para criar um plano de marketing de conteúdo de sucesso para sua empresa.

Conclusão

Bem, é isso o básico do marketing digital! Embora este seja um campo em constante crescimento, você agora tem uma compreensão adequada dos principais componentes de uma estratégia de marketing digital.

O desafio número um para a maioria das empresas é que ele é multifacetado; você precisa de especialistas experientes e especializados em cada área do marketing digital - SEO, PPC, marketing de mídia social, marketing por e-mail etc.

Apenas uma nota rápida, nós tentamos dar-lhe o "retrato grande" aqui - isso não é uma visão completa de tudo relacionado ao marketing digital.

Mas agora que você sabe o básico, você está mais bem informado para tomar decisões sobre como melhorar seu alcance digital.

Sentindo-se um pouco sobrecarregado? Fale conosco, podemos te ajudar te orientando como você pode começar a usar o marketing digital para o seu negócio e aumentar seus lucros trazendo visitantes ao seu site e transformando-os em clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima