Você sabe medir a velocidade de abertura do seu site?

A criação e o desenvolvimento de um site é um investimento muito alto, e baseando-se no valor investido o que se espera é que este site cumpra todos os requisitos de um site bem projetado.

O que é velocidade de abertura de um site?

A velocidade da página pode ser descrita em “tempo de carregamento da página” (o tempo necessário para exibir totalmente o conteúdo em uma página específica) ou “tempo até o primeiro byte” (quanto tempo leva para o seu navegador receber o primeiro byte de informações do o servidor web).

Por que é importante ter um site rápido?

Hoje, os usuários não têm paciência para sites com baixa velocidade de carregamento ou desempenho inadequado.

Em um estudo feito pela Akamai , cerca de metade dos usuários da web esperam que um site seja carregado em 2 segundos ou menos. Se não for carregado dentro de 3 segundos, esses usuários tendem a abandonar o site.

Uma estatística ainda mais alarmante é que 64% dos compradores que estão insatisfeitos com a experiência e o tempo de carregamento de uma loja on-line terão seus negócios em outro lugar.

Isso significa que você não está apenas perdendo seus visitantes atuais e diminuindo as taxas de conversão, mas também corre o risco de perder seu tráfego dos clientes que podem ter encaminhado seu site para outras pessoas.

Mais alguns números

Vamos para mais alguns números importantes que você deve saber:

  • 47% dos usuários esperam que um site abra em até 2 segundos ou menos;
  • 40% abandonam um site se este demora mais do que 3 segundos para carregar;
  • 79% dos compradores online que estão insatisfeitos com a performance de um site são menos propensos a comprar do mesmo site novamente;
  • 52% dos compradores online afirmam que o carregamento rápido de páginas de um site é importante para a fidelidade a este site;
  • 1 segundo de atraso ou 3 segundos de espera diminui a satisfação do cliente em mais de 16%;
  • 44% dos compradores online contam aos seus amigos sobre suas péssimas experiências de compra em determinados sites.

Hoje em dia, segundos fazem a diferença. Você não pode mais permitir que seu site fique atolado por imagens e arquivos não otimizados. Seus usuários esperam que suas páginas da web sejam carregadas rapidamente e não ficarão por perto se não o fizerem.

Mais ainda…

Aparência, conteúdo e usabilidade não são suficientes para garantir o sucesso de um site. A velocidade de abertura de um site é um item extremamente importante e não pode ser desprezado, pois além de influenciar no rankeamento do Google, aproxima ou afasta seus visitantes de você.

Site lento fica nas piores posições do Google e aumenta sua taxa de rejeição. O visitante escolhe seu site nos motores de busca e clica, mas não espera o site abrir por que o site é lento e fecha a janela, isto faz a sua taxa de rejeição aumentar.

Ferramentas para medir velocidade

Muitas vezes a gente desconfia de que nosso site está lento, mas sempre fica em dúvida se é a conexão, o servidor ou o computador. O que fazer nesta situação?

Existem muitas ferramentas online que medem a velocidade de um site, mas vamos abordar hoje somente uma que considero bem eficaz, não só por medir a velocidade do site, mas também por indicar os pontos a serem otimizados para garantir um site rápido com uma boa performance.

Estas ferramentas fazem uma análise da performance do seu site de forma detalhada e confiável, portanto, serve como uma direção para deixar seu site mais rápido e melhor estruturado.

Vamos lá….

Google PageSpeed

O Google PageSpeed ​​Insights é uma ferramenta de teste de velocidade de sites que classifica seu site em uma escala de 1 a 100. Quanto maior o número, melhor otimizado é o seu site. Qualquer coisa acima de 85 indica que seu website está apresentando um bom desempenho.

O PageSpeed ​​fornece relatórios para as versões para computadores e dispositivos móveis do seu site. Você pode visualizar recomendações de melhorias, como reduzir CSS ou otimizar suas imagens.

WebPageTest


O WebPageTest é muito semelhante a algumas das ferramentas disponíveis, mas tem mais de 40 locais para escolher (servidores de teste, inclusive Brasil) e mais de 25 navegadores (incluindo dispositivos móveis).

Ele atribui uma nota de F para A com base em testes de desempenho diferentes, como FTTB, compactação, armazenamento em cache, uso eficaz de um CDN etc.

O relatório é dividido em seis seções que incluem um resumo, detalhes, revisão de desempenho, detalhamento do conteúdo e capturas de tela.

GTmetrix

O GTmetrix entra em grandes detalhes, pois verifica as métricas do PageSpeed ​​e do YSlow , atribuindo ao seu site uma nota de F a A. Seus relatórios são divididos em cinco seções diferentes, incluindo PageSpeed, YSlow, detalhamento da cascata, vídeo e histórico.

Com um registro gratuito, você pode testar de sete locais diferentes. Eles também permitem que você escolha o navegador, Chrome vs Firefox. Você pode testar e comparar o desempenho do site com vários tipos de conexão (como o Cable vs dial-up) para ver como isso afeta as cargas de sua página.

Pingdom


Pingdom é provavelmente uma das ferramentas de teste de velocidade do site mais conhecidas. Seus relatórios são divididos em quatro seções diferentes, que incluem um detalhamento em cascata, grau de desempenho, análise de página e histórico.

A análise da página oferece uma excelente visão geral com informações adicionais, como análise de tamanho, tamanho por domínio (você pode comparar facilmente o tamanho dos recursos da CDN em relação ao seu domínio ), o número de solicitações por domínio e o tipo de conteúdo que recebeu a maioria das solicitações.

WebPageTest – sua melhor escolha!

O WebPageTest é uma fantástica ferramenta gratuita que pode ajudá-lo a identificar por que o seu site está lento e ajuda você a ajustar o seu site o mais rápido possível.

Ele oferece uma variedade de opções para ajudar você a entender onde há pontos de estrangulamento em sua velocidade e o que os visitantes estão enfrentando em sua primeira visita, além de visitas repetidas.

Quando você acessa a ferramenta pela primeira vez, essa imagem que você vê acima é o que você encontra.

Cadastre-se e faça login

Sugiro que você se cadastre para logar nesta ferramenta para habilitar demais funções que são só acessíveis após estar logado. Fique tranquilo, é grátis! Veja abaixo que várias funções avançadas estão liberadas….

Por que o WebPageTest é a melhor escolha?

O Webpagetest.org é nosso teste de velocidade por causa de sua flexibilidade e configurações personalizadas que permitem resultados mais precisos. Para este post estamos trabalhando principalmente com as configurações padrão com apenas alguns ajustes.

É a nossa principal escolha por dois motivos:

  1. O primeiro é por que ela tira uma média de vários testes de uma vez e exibe a média destas medições, o número máximo de testes é 9, boa quantidade para tirar uma média.
  2. Outro ponto positivo é em relação ao local de testes, que também é oferecido em outras ferramentas, mas o WebPage Test é o que traz um resultado mais apurado e próximo da realidade.

Número de testes

Para obter um bom e abrangente conjunto de dados, você precisa fazer vários testes de velocidade, de preferência em horários diferentes ao longo do dia. O ideal seria agendar um teste por hora e deixá-lo funcionando por cerca de uma semana ou mais.

A razão para isso é que o desempenho do seu site mudará ao longo do dia, dependendo da contagem de visitantes ou até mesmo do uso da caixa do servidor, se você estiver em um host compartilhado.

Neste ponto o Web Page Teste ganha um ponto extra, por que é a única ferramenta que pode tirar várias amostras de velocidade do seu site – assim, por exemplo, se você fizer um teste de 3 você receberá uma 1ª, 2ª e 3ª corrida.

Em seguida, o resumo dos resultados fornecerá uma média desses três testes. Em um mundo perfeito, sua terceira corrida deve ser mais rápida que a primeira, porque parte do seu conteúdo será armazenada em cache no terceiro teste – se você descobrir que o terceiro é mais lento que o primeiro, poderá ter outros problemas em andamento.

Locais de Teste

Quando você usa estas ferramentas de teste de velocidade para sites, geralmente é atribuído aleatoriamente a um servidor de teste (ou seja, o local do qual seu site está sendo testado será aleatório). Muitas vezes  este servidor de teste não está no mesmo local onde seu visitante esta acessando seu site.

Isso muitas vezes pode levar a resultados extremamente inconsistentes. Embora o Teste 1 possa ser realizado em Nova York, a quilômetros de distância de onde seu visitante esta acessando aqui no Brasil.

O local escolhido para testar seu site faz uma grande diferença. Para alguns projetos (como empresas locais), pode ser bom descartar dados de locais distantes, mas em outros casos (pense em sites com um público potencialmente mundial), você desejará testar globalmente.

Como resolver essa diferença?

Para testar localmente, selecione os servidores de teste que estão próximos da localização do seu visitante .

Para testar globalmente, escolha quatro ou cinco servidores de teste em locais-chave em todo o mundo. Pessoalmente, gosto de escolher pelo menos um servidor dos EUA, um da Europa, um da Austrália e um da Ásia.

Para poder escolher o local de teste do seu site usando o Webpagetest, você não precisa se registrar.

Realizando um teste de velocidade no site

É tudo muito intuitivo, mas vai aqui um passo a passo para você ter êxito na medição da velocidade do seu site.

  1. Digite o URL do seu website . Certifique-se de inserir seu URL exatamente como o URL padrão é. Se você é https – então certifique-se de usar isso para obter as informações mais precisas. Se você usa www, então certifique-se de usar isso também;
  2. Local de teste – escolha a área mais próxima de onde seus visitantes podem vir. Estamos em SP, então normalmente usamos SP. Esta é a opção padrão para que você possa usá-lo mesmo estando em outro estado, isso por que a opção de São Paulo é a única opção para Brasil;
  3. Selecione um navegador – diferentes locais de teste podem ter diferentes opções de navegador disponíveis – normalmente, usamos o Chrome como nossa opção de navegador, mas o IE também é uma opção comum;
  4. Conexão – isso emula o tipo de conexão com a Internet que seu visitante pode ter. Você pode brincar com essa opção, mas normalmente a mantemos definida para o Cable, já que isso é bastante normal;
  5. Número de testes– isto é OPCIONAL, mas gostamos de executar 3 testes e depois ver a Primeira Exibição e a Visualização Repetida – você pode desmarcar a captura de vídeo por enquanto também para acelerar um pouco as coisas;
  6. Manter o teste privado – isso apenas impede que ele seja exibido no site webpagetest.org como um “site testado recentemente” – normalmente, isso é verificado;
  7. Clique em Start Test.

Veja abaixo os passos a serem dados, boa medição!!!


Você verá muitas outras guias e opções – mas não abordaremos essas aqui, pois elas são muito técnicas. O que descrevemos acima é suficiente para uma visão geral do seu site.

Interpretando os resultados do teste de velocidade de site

Uma vez que o teste é feito, você será levado a uma tela que tem uma variedade de resultados para você analisar. Para este post, estamos nos concentrando apenas na área superior, que mostra as notas das letras e, em seguida, uma tabela com resultados de desempenho.

Abaixo está o topo da página de resultados com as notas das letras, vamos aprofundar um pouco mais para entender o que isso significa.


Significado das letras indicativas de performance

Aqui temos uma indicação visual muito fácil de compreender, as letras variam entre A (melhor avaliação) e F (pior avaliação), sendo o X o indicativo que tal parâmetro não existe em seu site.

First Byte Time – o tempo que leva para o servidor responder a um usuário navegando na página, normalmente é o tempo de backend necessário para construir a página e, muitas vezes, a hospedagem desempenha um papel importante neste processo.

Keep Alive Enabled – em termos simples, é uma comunicação que acontece entre o servidor web e o navegador que diz “ei, você pode pegar mais de um arquivo por vez” – isso permite que vários arquivos sejam recuperados de uma só vez, caso contrário um arquivo seria baixado em um momento que tornaria ainda mais.

Compress Transfer – basicamente, este é um sinal de quão grandes / pequenos são os tamanhos dos seus arquivos. Se você tem compressão GZIP, você deve ter uma boa indicação aqui.

Compress images – as imagens são um dos maiores problemas na maioria dos sites e, ao compactá-las, você reduz o tamanho do site e remove metadados de imagens, o que pode melhorar bastante a velocidade.

Cache Static Content – conteúdo em seu site que não muda com frequência – como imagens, arquivos javascript, etc., pode ser configurado para que o navegador que o USUÁRIO esteja usando possa armazená-los, para que eles possam usar a cópia armazenados em seu cache, em vez de aguardar o seu site carregá-lo. Isso é incrivelmente útil em visitas de retorno.

Efective use of CDN – se o seu site estiver usando um CDN (Content Distribution Network), isso será refletido aqui.

Interpretando a tabela de desempenho

Vamos agora desvendar um pouco a tabela de resultados dos testes efetuados, lembrando que essa é uma média de testes realizados.


O First View está emulando um teste de uma pessoa que visita seu site com um navegador que tem seu cache e cookies esvaziados. É basicamente uma pessoa que visita seu site pela primeira vez.

Repeat View é feita logo após a primeira visualização e representa o que alguém veria e o quão rápido ela seria carregada para alguém que acessasse seu site – à esquerda e que voltasse imediatamente. A visão de repetição DEVE ser mais rápida que a primeira! Nem sempre o repeat view estará acessível, principalmente quando se tira uma média de testes.

Entendendo as métricas de desempenho de velocidade acima:

Tempo de carregamento ou tempo de conclusão do documento: Primeira exibição: 3.468s / exibição de repetição 1.252s

O ponto em que o suficiente é carregado para ter algum tipo de interação com a página – a maioria das imagens e do código é carregada e os usuários podem rolar e interagir com a página.

Esta página levou 3,468 segundos para carregar todo o conteúdo necessário para renderizar a página, incluindo arquivos CSS, imagens, arquivos Javascript, scripts de terceiros etc. na primeira visita e 1.252 segundos na visita repetida. O menor tempo na segunda visita é o que queremos ver!

Primeiro Byte: Primeira Visão: 1.250s / Visualização Repetida .9777s
Este é o tempo gasto no lado do servidor para exibir sua página da web. Isso não tem nada a ver com seus arquivos em seu site – é estritamente um resultado relacionado ao servidor. Você quer que isso não seja mais do que 200-400s.

Como GUIA GERAL, você gostaria de ver um tempo de carregamento de site de no máximo 2 segundos e um tempo de primeiro byte menor que 500 ms, mas 200ms é recomendado pelo Google.

Pedido: Primeira Visão: 32 / Repita a Visualização 2
Esse é o número de imagens, arquivos JS e CSS e outros elementos que o servidor precisa acessar para exibir o site.Embora não exista um número certo ou errado – normalmente quanto menor, melhor.

Você pode ver no modo de exibição de repetição apenas 2 solicitações foram feitas – isso ocorre por causa do “armazenamento em cache”, em que a maior parte do conteúdo é armazenada no navegador do usuário.

Iniciar Renderização : Primeira Exibição: 3.191s / Visualização Repetida .874s
Quanto tempo leva para o navegador começar a puxar e exibir o conteúdo da página ou o ponto em que uma página em branco não está mais sendo exibida.

Totalmente Carregada: Primeira Exibição: 3.562s / Visualização de Repetição 1.252s
O tempo total de carregamento da página.Isso inclui todo o código de acompanhamento, anúncios etc.

Índice de Velocidade: Primeira Visão: 3381 / Repita a Visão 1122
Quão rápido é o seu site – uma pontuação mais baixa é melhor – isso não é uma métrica em que nos concentramos muito, mas vimos que uma meta de destino é menor que 1000.

Conclusão

A velocidade de carregamento do seu site é extremamente importante e fazer a sua leitura da forma correta te ajudará a entender os pontos onde se site pode ser melhorado.

Existem muitas ferramentas, mas particularmente acreditamos que a WebPageTest é a que faz a melhor leitura de dados e reflete um resultado melhor para nós que estamos aqui no Brasil em virtude dos seus servidores!

COMPARTILHE NOSSA MATÉRIA

Inside Click Webdesign

Inside Click Webdesign é um guia sobre criação de sites, blogs e hospedagem. Apaixonados por WEB!

MATÉRIAS RELACIONADAS

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE!

Deixe um Comentário