Freelancer: poupe tempo mudando 4 hábitos

Falta de tempo, ou tempo mal administrado? Saiba como fazer seu tempo render. Veja aqui algumas dicas para você que é freelancer , aumentar sua  produtividade.

Ultimamente tenho me deparado com um problema que atinge milhões  de pessoas, a falta de tempo!

Não sei se este deveria ser o termo certo, pois tenho certeza que muitas pessoas fazem muito mais tarefas do que eu, com o mesmo tempo. Meu problema na verdade se chama “tempo mal administrado”.

A minha rotina é muito puxada e a cada dia vejo o meu tempo ficar mais escasso. Como bomfreelancer que sou (que acho que sou!), tenho dois empregos, um oficial, onde tiro minha renda principal, e  outro como freelancer em webdesigner, fazendo layouts de sites para terceiros ou na minha própria agência, a Inside Click, criando sites.

Há dias que almoço em 10 minutos enquanto passo minha roupa para ir trabalhar, na verdade isso é rotina. Mas não pensem que acordo tarde, pois chego às 02:00 da manhã e acordo às 07:30. Pasmem!

O que fazer para o tempo render?

Diante de um problema como esse, o que fazer para o tempo render?  Essa pode ser a maior de todas as perguntas hoje e acredito que todos já a devam ter feito ao menos uma vez.

Bom, não vou me atrever a respondê-la como se fosse uma verdade, mas sim como uma sugestão e que cada um possa tirar proveito adequando-a ao seu modo de vida.

Vou dividir essas dicas em duas partes, a primeira é sobre mudanças de hábitos e a segunda sobre criação de rotinas.  Acreditem, são simples e incrivelmente eficientes, nada utópico em sua implantação! Vamos lá….

Mudança de hábitos

Aqui vão quatro hábitos simples de serem mudados, que te ajudarão em todas as demais tarefas, sejam elas quais forem.

1 – Concentre-se no que você está fazendo

Simples não?  Pois bem, isso tem a ver com eficiência e produtividade! Por exemplo, o trabalho de um webdesigner exige concentração, se você ficar disperso, com certeza irá demorar mais para executar o que está fazendo, além de correr um grande risco de fazer mal feito.

Focando todas suas energias numa determinada tarefa, esta tende a ser executada com uma maior velocidade e com grandes chances de serem bem executadas.

Crie um ambiente tranqüilo e confortável onde você possa ficar focado no que está fazendo, não permita que o sol no seu rosto ou uma dor nas suas costas tire sua concentração. Invista num ambiente propício a um bom rendimento se adequando ao seu tipo de trabalho, isso é ergonomia!

2 – Elimine toda distração

Essa dica esta relacionada com a anterior! Preste atenção, se você gosta de ouvir música enquanto trabalha, mas sabe que isso te deixa mais lento e disperso, por que não desliga o som? Por que não fazê-lo no seu momento de descanso? Sabe aqueles 15 minutinhos que você tem direito a cada 2 horas? Use esse momento e relaxe ouvindo  seu som preferido.

E aqui vai um alerta,  se você é um daqueles webdesigners que não conseguem criar um layoutsem um bom som,  assegure-se de que o som não está atrapalhando o seu amigo programador, além de tirar a concentração dele, talvez o seu estilo de música não seja o mesmo dele.

Elimine tudo aquilo que atrapalha na sua concentração. Feche o seu leitor de email! Se possível abra seus emails no máximo 3 vezes ao dia. Navegar? Só se for para buscar referências e imagens no seu banco de imagens preferido. Nada de orkutfacebook ou twitter.

E mais….. se você trabalha em casa no seu home office, lembre sua família de que “aquele” tempo trancado no escritório é sagrado e você não pode ser perturbado!

3 – Organização

Todos nós sabemos que uma pessoa desorganizada não prospera, e pior, está sempre atrasada, não honra os compromissos e está sempre correndo apavorado. Quantas vezes perdemos uma informação importante e ficamos horas atrás desta informação, e quando não a achamos ficamos irritados? Nunca aconteceu isso com você? O problema é quando isto se torna uma rotina.

A organização é útil em todas as áreas de nossas vidas,  principalmente na profissional. Mantenha limpa sua mesa, sem papéis, apostilas ou anotações. Por que se perder em meio a tanta sujeira? Por que se apegar a tanto lixo achando que lhe será útil no futuro? Vamos nos livrar deste sentimento de apego, você sabe do que estou falando.

A organização não é só física, é virtual também. Webdesigner que se preze tem uma boa lista de favoritos, certo? Melhor se estiver organizada em pastas e sub-pastas. Use leitores de email como o Outlook ou Thunderbird, eles ajudam na organização de seus emails por pastas, tags e estão sempre arquivados de forma segura no seu HD. Claro, o backup faz parte da organização também.

4 – Otimize suas tarefas

Meu caro freelancer, sua vida é corrida e você não tem empregados para delegar atividades, correto? Bom, que tal deixar para uma manhã ou um dia, todas aquelas tarefas onde você tenha que sair da sua residência para executá-las? Ir ao banco, cortar o cabelo, visitar um amigo, fazer compras, essas coisas.

Quando tiver oportunidade de marcar uma reunião, marque todas no mesmo dia, com um intervalo mínimo de 3 horas, é mais do que o suficiente para a maioria dos casos.

Mas presta atenção! Não seja um multi tarefas no momento em que estiver trabalhando, nada de ler emails enquanto desenvolve o design do site do seu cliente, não vai rolar mesmo! Otimize as tarefas secundárias não relacionadas diretamente a sua principal tarefa.

Não perca  o próximo post, onde as dicas serão sobre criação de rotinas no seu dia a dia.

Vamos dividir experiências? Envie um post e vamos conversar, o espaço é seu meu caro freelancer.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificação de
avatar
wpDiscuz