Como fazer um site – Dicas para fazer seu primeiro site

Meu objetivo neste post não é dar uma receita de bolo para aprender fazer um site profissional em 10 passos, mas sim “um norte” para fazer seu primeiro site.

As dicas aqui são para aqueles que querem fazer um site pela primeira vez e para que essa experiência não seja um desastre, nem um transtorno, irei expor 7 dicas básicas para fazer um site.

As dicas estarão divididas em 3 posts, portanto, tenha paciência e leia todos para que a minha orientação seja completa e para que você tenha sucesso na criação do seu primeiro site.

Fazer um site por si já é um desafio, pois sabemos que para criá-lo envolve várias áreas, começando por uma pesquisa detalhada junto ao cliente, arquitetura da informação, passando pelo design até chegar ao desfecho final, que é a programação e testes.

Falando assim até parece fácil, mas não é! Mas, e se depois disso tudo o site criado não fizer o sucesso esperado? Esse é um risco que sempre corremos ao desenvolver um site, portanto, cada etapa do projeto de criação de um site é importantíssima.

Como o objetivo deste post não ensinar a criar um site profissional, então muitas destas etapas não serão descritas, nem abordadas.

 Dica 1 – Faça um site sobre um assunto que você gosta

Não sei qual o seu objetivo ao ler este post sobre criação de site, se é para fazer um site para sua empresa ou para você ganhar dinheiro. Mas independente do que for, seria essencial e importantíssimo que você fizesse seu primeiro site sobre um assunto que você gosta MUITO.

A afinidade no assunto te ajudará a criar um site com mais facilidade, pois como você gosta e domina este assunto já terá muitas informações sobre as pessoas que você quer atingir através do seu site.

Além do mais, quando você gosta de um assunto e faz pesquisas na internet automaticamente você monta em sua mente um padrão de cores e formas de sites relacionados àquele assunto. Isso te ajudará muito a especificar qual o estilo do seu site, cores, fontes, imagens, etc.

E mais, quando fazemos o que gostamos nos dedicamos mais, nos cansamos menos e alcançamos melhores resultados.

 Dica 2 – Planeje, planeje e planeje (para quê você deseja fazer um site?)

Bom, a criação de um site tem que começar pelo “começo” e esse começo chama-se planejamento. Acredite, ir direto ao assunto sem passar pelo planejamento do site vai ser uma experiência frustrante que não te levará para lugar nenhum.

De uma forma bem simples podemos dizer que planejamento é colocar no papel quais são os objetivos a serem atingidos através do site e o quê devemos fazer para criar este site. Então, saber para quê você deseja ter um site é o ponto inicial.

Qual o seu objetivo para este site? Apenas expor seus produtos e serviços? Mostrar seus trabalhos realizados como um profissional autônomo? Uma loja virtual? Um catálogo online? Ou apenas uma página para te encontrarem através do Google?

Um site institucional é construído de forma diferente de um site pessoal como um blog. Um site para expor seus produtos, como um catálogo virtual, é diferente de um ecommerce (loja virtual).

Essa é só uma das questões que precisam ser respondidas, uma série de outras perguntas básicas devem ser respondidas também a fim de ter informações para conduzir a criação do seu site. Principalmente informações do seu público alvo, que são os visitantes que você deseja alcançar.

Não vou perder muito tempo neste assunto, pois é um tópico importante e vasto para caber dentro deste post que trata especificamente sobre como montar um site, o seu primeiro site!

Porém, vou disponibilizar um briefing, que é um documento muito usado em agências digitais e agências de marketing, para conhecer o cliente, seus produtos/serviços e o seu público alvo.

Como a proposta é fazer um site simples, e não profissional, estou disponibilizando um briefing bem enxuto para não complicar as coisas para você meu amigo.

 Dica 3 – O tesouro do seu site está no conteúdo

Entre nós, profissionais da web, dizemos que conteúdo é rei. Ninguém volta ao seu site por que ele é bonito, mas porque lá ele encontra o que deseja: informação. O conteúdo do seu site é o item mais importante. Você deve ser extremamente cauteloso na criação deste conteúdo.

Bom, se você seguiu a primeira dica, então seguir esta vai ser mais fácil ainda, pois escrever sobre o que gosta é fácil, embora seja um pouco trabalhoso. Então mãos à obra!!!

Saiba que seu cliente entrará em seu site, não apenas para conhecer sua empresa e comprar produtos ou serviços. Muitas vezes o visitante deseja apenas comparar características de produtos e serviços e se esta informação estiver fácil para ele, ponto para você!

Mas…….o mais importante é que o SEU CONTEÚDO é o principal responsável por fazer seu site aparecer “bem” posicionado no Google e em outros sites de buscas, portanto, fazer um site com muito conteúdo é providencial para você receber visitas.

Mais importante que ter “muito” conteúdo é ter um conteúdo de qualidade, então não escreva bobeira. Entre escrever muito e escrever bem, fique com a segunda opção. Acredite, esta dica sobre conteúdo é a dica mais importante deste post!

Fazer um site não é difícil, mas fazer um site ficar bem posicionado no Google isto sim é um grande desafio! E fazer o visitante ler vários posts  e gastar alguns minutos em seu site faz parte da estratégia para fazer seu site ficar bem posicionado.

Pronto para continuar a leitura dos demais posts e conhecer as demais dicas? Descanse agora, vai tomar um café e retorne aqui, as demais dicas estarão te aguardando!

Deixe um comentário

2 Comentários em "Como fazer um site – Dicas para fazer seu primeiro site"

Notificação de
avatar
Ordenar por:   mais novo | mais antigo | mais votado
Roberto

Excelente matéria, eu
estava precisando mesmo de dicas preciosa como essa, parabéns!

wpDiscuz