Caracteríticas de um site institucional de sucesso

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Site institucional ou empresarial é um site onde sua empresa terá a oportunidade de falar de si de uma forma direta com seus clientes e visitantes. Terá a oportunidade também de atingir novos mercados sem precisar abrir novos escritórios.

Antes de prosseguir gostaria de deixar claro que site institucional e site empresarial tratam do mesmo assunto, portanto não estranhe se ora usar um termo, e ora usar outro, ok?

QUEM É O SEU PÚBLICO?

A internet brasileira é um mercado extremamente promissor, se levado em consideração os números de usuários que temos hoje, cerca de 95 milhões (dados do Ibope), sendo 52 milhões usuários ativos e um número crescente de usuários que compram pela internet, hoje cerca de 22 milhões de usuários.

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95,4 milhões de brasileiros acessaram à internet em 2014 pelo menos uma vez nos três meses que antecederam à pesquisa, seja em casa ou na rua. / Fonte: IBGE

Através de um site empresarial atinge-se esse mercado virtual, que é composto de pessoas reais e ávidas por informações, seja para se relacionarem , seja  para tomarem decisões de compra ou venda. É um mercado que merece “muita” atenção.

Um site institucional é a porta de entrada para este mercado promissor! É onde o seu cliente, ou futuro cliente, irá te encontrar, pois é através dos mecanismos de busca como o Google que eles chegam até a sua empresa.

SITE INSTITUCIONAL NÃO É UM CARTÃO DE VISITAS

Fique atento, um site institucional não é um cartão de visita,  não é uma vitrine e também não é um panfleto virtual. Se antes, no começo da internet, apenas uma imagem e algumas informações já bastavam para o cliente, hoje a realidade é outra.

Antes a internet funcionava apenas numa mão em um diálogo com o cliente, onde a empresa apenas falava e não ouvia. Hoje há uma interação, uma conversa ou relacionamento com o cliente onde ambos falam e ouvem.

DENTRO DESTE NOVO CONTEXTO, COMO DEVE SER UM SITE EMPRESARIAL?

As empresas hoje devem se esforçar para manter um relacionamento com o seu cliente e um site institucional é o canal por onde ocorrerá essa interação. Além do mais, é por este site que ele será encontrado também por novos clientes.

A principal ferramenta que um site institucional deve ter, a fim de gerar interação, é um blog. Através do blog o cliente consegue entender melhor a empresa com quem ele está se relacionando.

No blog o cliente poderá tirar suas dúvidas a cerca de um determinado assunto relacionado aos seus produtos e serviços. Ali ele irá “conversar” com sua empresa sobre determinado assunto.

ANALISE AS MÉTRICAS POR QUE ELAS SABEM DE TUDO!

Uma das vantagens em investir no meio digital é a possibilidade de poder mensurar tudo o que seu visitante faz em seu site. Através desta mensuração você poderá redesenhar partes importantes do seu site empresarial e adequá-lo às necessidades do visitante ou cliente.

Além do mais, você consegue saber também através das métricas da onde seu visitante está vindo, com esta informação você pode medir a eficácia dos links patrocinados do Google e Facebook Ads.

O Google oferece ferramentas excelentes e gratuitas para fazer essa análise, não fique amarrado às ferramentas que o seu provedor oferece, pois estas são limitadíssimas.

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GOOGLE ANALYTICS

Algumas métricas importantes do seu site

  • Número de visitas únicas diárias/mês;
  • Número de pageviews;
  • Taxa de rejeição;
  • Palavras chave usadas para encontrar seu site;
  • Visitantes novos X antigos;
  • Horário que seu site é mais acessado;
  • Páginas mais acessadas.

CARACTERÍSTICAS DE UM SITE INSTITUCIONAL

Vamos listar algumas características básicas que um site de empresa deve ter, claro que há outras, mas estas se serem seguidas à risca produzirá bons resultados.

1. SIMPLES E OBJETIVO: DIRETO AO PONTO

Geralmente o visitante tem poucos segundos para decidir se ficará no seu site ou se partirá. Esses primeiros segundos são cruciais e podem definir o fracasso ou o sucesso do site da sua empresa.

Portanto, o visitante deve saber em poucos segundos o que sua empresa faz, que tipo de produtos e serviços vende. Se ele não conseguir estas informações rapidamente ele sairá do seu site.

O site abaixo foi brilhante! Em poucos segundos sei que a empresa trabalha com seguro de veículos.

site-simples-objetivoSaiba que o visitante não quer perder seu tempo em “descobrir” o que faz o seu site, portanto, deixe isso bem claro! Um banner na home ou um slogan no cabeçalho do site ajudam muito a entender em pousos segundos do que se trata aquele site.

INFORMAÇÃO CRUCIAL DO SEU NEGÓCIO

Faça a seguinte pergunta e responda você mesmo: O que os clientes precisam absolutamente saber sobre sua empresa para fazer negócios com você? Qual é a única informação sem a qual uma transação seria impossível?

Coloque em destaque a resposta que você der a si mesmo, de preferência esta informação deve ficar na home bem à vista do seu visitante.

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Nesse exemplo acima da Conta Azul, vemos um texto expondo o benefício em letras maiores e logo abaixo uma explanação do que é o Conta Azul.

Ao criar um site institucional, sempre que puder trabalhe com os benefícios do seu visitante, isso o motiva para continuar a ler demais conteúdos em seu site.

2. CLEAN: EVITE POLUIÇÃO VISUAL

O termo clean se popularizou e hoje é usado em diversos seguimentos, desde na criação de sites, móveis, arquitetura e até decoração.

Para nós do ambiente digital, clean é um site limpo no visual, com apenas elementos necessários que harmonizam entre si com conteúdo bem organizado dispostos num fundo branco ou não.

Branco ou não? Sim, a ideia de que clean só pode ser com fundo branco é falsa, portanto use a cor que combine melhor com o site da sua empresa, tudo bem? Veja abaixo este site, onde está o branco? E ainda continua clean…

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Evite poluição visual em seu site empresarial, mantenha espaços vazios. Sim, você não leu errado. Espaços vazios, ou um bom espaçamento entre os elementos ajudam o site a respirar e não cansa a vista de quem vê. Os elementos passam a ter uma importância maior quando existem mais espaços vazios.

Outro aspecto importante apreciado em um site clean é a organização, e neste ponto o princípio do alinhamento entre os elementos é importantíssimo. Vale lembrar que um bloco de conteúdo também é um elemento de design, portanto fique atento para alinhá-lo com demais elementos.

Abaixo um modelo bem clean, já na home vemos algumas características do produto. Se você observar bem, não tem uma página de serviços, mas tem a de contato e um blog!

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Abaixo mais um site clean empresarial, perceba que este usa mais cores, e ainda assim continua clean! Menu bem enxuto, com o essencial. Tem a página de produtos e um blog com o nome de news.

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SITE CLEAN COM DIVERSAS CORES

No processo de criação de um site clean, leve em consideração:

  • Evite poluição visual;
  • Use poucos elementos e que sejam harmoniosos entre si;
  • Abuse do espaço vazio e dos espaçamentos entre os elementos;
  • Aplique o princípio de alinhamento para manter a organização.

3. CONTEÚDO: QUANDO BEM ORGANIZADO SEU VISITANTE NÃO PÁRA DE LER…

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Fale da sua empresa, mas sobre tudo, escreva para o seu cliente! Ele não voltará ao seu site só por que ele é bonito, mas sim por que sempre terá algum conteúdo novo que irá ajudá-lo em suas necessidades.

Além disso, é através do conteúdo que seu site ficará bem rankeado no Google. Do que adianta ter um site se ele não é “encontrável” no Google?

Conteúdo é tudo no meio digital! Se necessário, invista num jornalista para criar um conteúdo diferenciado. Acredite, palavras quando bem redigidas dentro de um contexto faz toda diferença e traz excelentes resultados.

DICAS DE OURO SOBRE CONTEÚDO DE QUALIDADE

  • Conteúdo “escaneável”: escreva com muitos títulos, subtítulos e listas por que isto ajuda o seu visitante a escanear todo o conteúdo, ajudando-o a focar e a localizar o que é importante para ele.
    Lembre-se, se visitante tem poucos segundos para decidir se gosta ou não do seu site;
  • Conteúdo profundo: uma forma de converter visitantes em clientes é ser especialista em sua área, produzindo conteúdo rico em detalhes e profundo no assunto;
  • Pesquise palavras chave: antes de sair escrevendo que nem um doido! As palavras chave do seu negócio são importantes para você ser encontrado no Google pelos seus visitantes;
  • Imagem também é conteúdo: não esqueça de inserir imagens, gráficos e infográficos eles ajudam explanar melhor suas idéias.
  • Elemento de design: um bloco de conteúdo é elemento de design, portanto, use contrastes, alinhamentos e tamanhos diferentes para ressaltar suas idéias.

Infográfico sobre como escrever um bom conteúdo

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INFOGRÁFICO: 20 REGRAS DE MARKETING DE CONTEÚDO

Acesse o blog da empresa Fabulosa Ideia para saber mais sobre este infográfico.

4. PÁGINAS QUE NÃO PODEM FALTAR “MESMO”!

Existem algumas páginas que são extremamente importantes, destacamos duas: a página “sobre nós” e a página de “contatos”.

PÁGINA SOBRE “NÓS”

Imagine a seguinte situação, você está numa entrevista de emprego e o entrevistador pergunta: por que deveríamos contratar você? E´aí que você faz aquela propaganda das suas qualidades, certo? Então….aqui é o lugar onde sua empresa deve ressaltar o seu melhor.

Essa é a página para falar da sua empresa e mostrar a sua cara. Use fotos, dados e fale de suas principais características e valores como empresa.

Se você tem uma histórica pra contar, o espaço é aqui! Histórias prendem leitores….seus objetivos devem estar aqui também!

PÁGINA DE CONTATOS

Incrível como algumas empresas pecam em não ter a informação de contato de forma fácil para o visitante. Nesta página deve conter no mínimo um telefone, formulário de contato e um email.

Evite usar imagens com o número do telefone ou email, pois isto anularia o recurso dos smartphones de clicarem num número de telefone e fazer a discagem direta, sem precisar discar. Vale o mesmo para o email.

Endereço, mapa, whatsap e skype podem entrar como complemento.

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MODELO PÁGINA DE CONTATO

Aqui vemos um exemplo perfeito, tem todas as informações, além do formulário de envio de mensagens, PERFECT!

E A PÁGINA DE SERVIÇOS E PRODUTOS?

Bom, se você tiver pouquíssimos serviços ou produtos, dispense essa página, coloque já na home o que você faz ou vende. Mas se você tiver uma variedade de serviços e produtos, dedique uma seção específica para ela.

4. SISTEMA DE BUSCA – NÃO DEIXE SEU VISITANTE PERDIDO

campo-de-busca-site-institucionalTenha um campo de busca para o seu visitante. A informação nem sempre estará fácil de ser encontrada, então uma ferramenta de busca ajudará o visitante a encontrar mais rápido o que deseja.

Porém, se o site empresarial for pequeno e não tiver um blog, tenha o bom senso de “dispensar” o sistema de busca. Lembre, seja Clean!!! Tire o desnecessário…

Vemos aqui dois tipos de campo de busca, um onde digitamos o termo de busca e o outro que sugere termos automaticamente quando é digitado.

Geralmente os campos de busca ficam na barra lateral ou no cabeçalho (topo) do site no lado direito, estes são os lados mais usuais, o que seria bom usar em um site empresarial que geralmente é mais tradicional.

Agora se você tem um blog em seu site é obrigação deixar um sistema de busca, por dois motivos:

  • Ajudar seu visitante a encontrar o que ele deseja de forma rápida e organizada;
  • Ter um registro das palavras mais procuradas em seu site.

5. REDES SOCIAIS: SUA EMPRESA ESTÁ ONDE SEU CLIENTE ESTÁ?

As redes sociais estão aí para aproximar pessoas e também empresas, portanto, é importantíssimo que você esteja nas redes sociais.

Estar onde seu público está deve ser uma estratégia de marketing da sua empresa. Divulgar seu conteúdo e serviços nestes ambientes é providencial!

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Neste infográfico realizada por uma empresa americana, disponível aqui, mostra alguns números bem interessantes sobre as mídias sociais no Brasil, veja, mais de 100 milhões de brasileiros com perfil nas redes sociais.

Integrar essas plataformas em seu site empresarial te ajudará a impulsionar o seu SEO, melhorar a pegada do seu negócio nas redes sociais e construir o seu seguimento através de inúmeras plataformas sociais.

As mídias sociais não irão nos deixar tão cedo, então quanto antes você embarcar nessa melhor.

Não se esqueça de linkar em seu site seu perfil nestas redes. Se seu cliente ou visitante se “ajuntar” em sua rede, ponto para você meu amigo. Uma vez que você esteja no círculo dele poderá alcançar mais pessoas.

6. SITE RESPONSIVO: SEU SITE ACESSÍVEL EM TODO LUGAR

Se antes tínhamos apenas os computadores desktops e notebook como dispositivos para acessar a internet, hoje temos também o smartphone, que se popularizou de tal forma, que ultrapassou os desktops na casa dos brasileiros.

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54,9% dos domicílios brasileiros tinham acesso a internet em 2014 (36,8 milhões de domicílios) / Fonte: IBGE

Veja na pesquisa acima realizada pelo IBGE, que o acesso pela internet via smartphones ultrapassou o acesso via microcomputadores, daí a IMPORTÂNCIA do seu site ser responsivo e poder ser acessado pelos smartphones!

Portanto, seu site deve ser responsivo, ele deve se adaptar na maioria dos dispositivos móveis. Foque nos tamanhos dos displays (telas) mais usados, e tenha certeza que seu site se adaptará nestes formatos.

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SITE RESPONSIVO

No exemplo acima, vemos um site aberto no desktop, tablet e smarphone. Perceba que o layout vai se adaptando, “fluindo”, tomando a forma de acordo com o tamanho do display do dispositivo. Não é necessário “dar” zoom para ver os detalhes.

Não se preocupe tanto com os tablets, poucas pessoas acessam através destes dispositivos ainda. Tenha foco meu caro!

Algumas dicas rápidas sobre um site responsivo:

  • Layout do seu site deve ser fluído, isto é, as larguras dos elementos devem ser percentuais (medidas dadas em %) em ralação ao navegador;
  • Imagem fluída: a largura da imagem não pode ultrapassar a largura máxima do display;
  • As fontes devem se adaptar automaticamente nestes dispositivos, não podem ficar pequenas!
  • O site institucional da sua empresa deve ser acessível em todos os dispositivos móveis, o ideal é que seu site possa ser visto sem precisar usar o zoom!

7. BLOG: + CONTEÚDO + RELACIONAMENTO + CLIENTES

blog-em-sitesComo descrito acima, item básico para fisgar e criar relacionamento com o seu cliente. Se possível deve ser alimentado com informações semanalmente.

Particularmente acredito que uma freqüência de 1 post semanal seria o ideal. Não encha o saco do seu cliente com informações vazias. Lembra que ele não tem tempo para perder???

Caso não seja possível, ao menos um post “bem caprichado” quinzenalmente com informação fresca e no mínimo de 500 palavras!

Mas fique atento, procure usar o blog não para vender, mas sim para criar um relacionamento, então esqueça as “segundas intenções” de criar um relacionamento pensando nas vendas, apenas pense em ajudar o seu cliente ou o visitante que te encontrou através de algum site de busca.

VANTAGENS EM TER UM BLOG

  • Aumenta o tráfego do seu site: mais conteúdo, mais palavras chave para aparecer no Google;
  • Humaniza sua marca: abre a oportunidade de dialogar com seu público;
  • Desenvolve autoridade em sua área:  sua empresa se torna a especialista naquele segmento;
  • Ajuda a gerar links internos: ajuda seu visitante fazer uma melhor navegação;
  • Aumenta leads: transforma seu visitante num potencial cliente.

8. TESTEMUNHOS E OPINIÕES: APROVAÇÃO SOCIAL

Testemunhos e opiniões não são algo novo, sempre existiu na TV. Quem nunca viu uma propaganda de sabão em pó onde uma dona de casa é entrevistada?

Não há nada mais poderoso do que depoimentos de usuários reais com suas informações de contato. Esta é a razão pela qual sites como Yelp são tão populares.

Testemunhos e opiniões são partes essenciais do chamado “aprovação social”, que são utilizados para construir confiança naqueles que ainda não conhecem sua empresa e seus produtos. É uma indução positiva daqueles que aprovam seus produtos.

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Todos nós tomamos uma decisão mais rápida e segura quando temos uma segunda opinião. Veja a startup Conta Azul, usou vídeos de seus clientes falando de seus produtos. O vídeo é a forma MAIS eficaz de produzir um testemunho convincente! Uau…

QUANTO CUSTA UM SITE INSTITUCIONAL

Determinar o custo de um site empresarial depende de alguns fatores como logo, conteúdo, estilo do site e se ele será gerenciável ou não.

Veja aqui uma matéria excelente para te ajudar no custo na criação de um site institucional.

Bom, vamos parando por aqui. Espero que esse artigo ajude as empresas com seus sites institucionais e possam obter bons resultados. Se você tiver dúvidas, escreva, vamos interagir!

2 Comentários

  1. Paulo Aprimo Junior 17 de Janeiro de 2017 Responder

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