3 passos para aumentar a produtividade de um freelancer webdesigner

Freelancer, o quanto você é produtivo no seu dia-a-dia?  No final do seu dia você olha para trás e lamenta o tempo perdido? Veja aqui, três passos para aumentar sua produtividade.

O melhor de ser um freelancer é ter a liberdade de fixar sua própria agenda e fazer suas próprias regras.  Isso, no entanto, também pode se tornar uma armadilha.  Sem uma estrutura adequada, normal de um ambiente de escritório, muitos freelancers chegam ao final do dia se questionando onde foi parar o seu tempo. Tirar o máximo proveito de sua jornada de trabalho pode ser difícil.

Para ajudar, apresento algumas maneiras simples onde freelancers podem aumentar sua produtividade.

 1.  Defina um cronograma

Defina seu horário de trabalho

Tendo estabelecido um horário de trabalho, cria-se um sentimento de responsabilidade e coloca um prêmio sobre o seu tempo, tornando-o menos susceptível a desperdiçá-lo.  Crie um cronograma objetivo, isso irá ajudá-lo a  cumprir o horário de trabalho estabelecido.  Se você decidir começar a trabalhar às 8:00, todas as manhãs, obrigatoriamente, você levantará cedo todos os dias, tomará um banho, se vestirá e começará a trabalhar no horário estabelecido.

Porém, se você ficar passeando em seu escritório, em casa, vestido de pijama, não terá bom animo para ter um dia produtivo.  Siga esta regra e você ficará surpreso ao descobrir um aumento imediato de produtividade.

Faça pausas durante o trabalho

Inclua uma pausa no seu cronograma! Estudos mostram que pessoas que tem pequenas pausas durante o dia de trabalho tendem a produzir mais. Passar alguns minutos longe do trabalho te fará voltar renovado e pronto para enfrentar a próxima tarefa.

Separe 30 minutos ou uma hora por dia em um horário predeterminado para almoçar.  Ignorando o almoço pode significar mais tempo para trabalhar, porém, trabalhar com o estômago vazio leva à baixa concentração.  Seu foco aqui deve ser a qualidade e não quantidade.  Trinta minutos de trabalho focado é muito mais produtivo do que uma hora de trabalho distraído.

2.  Faça um Plano

Defina metas

Sem objetivos, todos nós, independente de ser um freelancer ou não, rapidamente nos perderíamos na vida, sem nenhum rumo.  As metas nos mantém no caminho com uma visão clara.  Defina para si, metas de curto, médio e longo prazo.

Por exemplo, o que você espera conseguir esta semana, este mês ou até mesmo este ano?  Os objetivos a longo prazo nos ajudam a moldar seus objetivos a curto prazo.  Passe algum tempo pensando sobre o que você quer alcançar e depois escreva-a.

Crie listas de afazeres

Utilize sua meta da semana para fazer sua lista de tarefas, mas lembre-se, sua meta da semana tem que estar pautada dentro de um contexto maior, sua meta mensal e anual!  Você pode usar qualquer tipo de lista de tarefas, pode ser um aplicativo descktop ou online, ou simplesmente o velho lápis e papel.  Independentemente do formato, uma vez o seu dia planejado, mantenha o foco!

Seja específico: fragmente grandes tarefas em partes gerenciáveis

Ao criar sua lista de afazeres, não escreva coisas como: “Trabalhar no projeto do logotipo.” Meu amigo freelancer webdesigner, seja mais específico, tal como: “Filtrar conceitos para o logo.” Ser específico, é estreitar o seu foco e trabalhar com mais eficiência.  Salve as descrições mais gerais da sua lista como objetivos, as metas são mais específicas que os objetivos. Às vezes para se atingir um objetivo são necessárias várias metas!

3 –  Acompanhe o seu tempo

Como você saberá se está usando o seu tempo com sabedoria se não medi-lo? Grave quanto tempo você leva para concluir suas tarefas, você pode se surpreender ao descobrir quanto tempo  gasta para executar determinada tarefa em dia.  Saber quanto tempo gasto com determinadas tarefas pode ajudá-lo a planejar melhor o seu dia, levando a uma melhor eficiência.

Além do mais amigo freelancer, anotar o tempo é essencial para precificação. Como você vai orçar seu trabalho se não souber a média de tempo gasto em suas tarefas? Ainda mais se o freelancer for um webdesigner, onde a mensuração de idéias e criatividade em relação ao tempo é mais complicado. Anote tudo!

Avalie seu desempenho

No final do dia faça um balanço. Você conseguiu realizar todas as tarefas planejadas?   Se não, porquê?  Avaliando seu desempenho é um passo fundamental para melhorar  sua produtividade.  Estabeleça metas realistas, mas desafiadoras! E no final,  analise se há espaço para melhorias.

Embora às vezes eu foque no webdesigner, espero que esse artigo possa contribuir com todos os tipos de freelancers, sem nenhuma pretensão.

Mas e aí, vamos trocar experiências, vai um coment aí freela? Estamos aguardando seus comentários….

Deixe um Comentário