7 Dicas para Melhorar o Layout do seu Site

melhorar-layout-de-sitesOs web designers de plantão sabem que todo layout tem um prazo de validade, com o surgimento do CC3, HTML5 e agora com o layout amigável para mobile, fez com que muitos tivessem que revisar o seu site para se adequar aos novos códigos e parâmetros exigidos principalmente para os sites amigáveis.

E mesmo se o seu site esteja amigável em HTML5, etc. existem algumas regras de usabilidade e design que podem comprometer a experiência de usuário do site.

Mas e como está o layout do seu site? Será que ele precisa de uma atualizada?

Nesse post vamos dar algumas dicas de como melhorar o layout do seu site.

1. Conheça o seu público-alvo

Saber para quem vai acessar o seu site é essencial para definir os objetivos e como ficará o layout do site. Por exemplo, se o público-alvo for direcionado para os mais velhos, é interessante considerar um tamanho de fonte maior para o conteúdo para facilitar a leitura.

2. Menos é mais

Umas das melhores dicas que podemos citar para melhorar o layout do seu site, é tentar simplificar ao máximo os elementos do seu site, páginas muito rebuscada e complicadas para navegar acaba desviando o foco dos visitantes fazendo até com que eles saiam da sua página por simplesmente não entenderem a proposta da sua página ou não encontrarem aquilo que estavam procurando.

Defina o que você considera importante e coloque na parte de cima do layout, pois será a primeira coisa que o usuário verá quando acessar o seu site.

3. Cuidado com as animações em flash

Houve uma época em que a maioria dos sites tinha uma animação em flash. Porém o flash deixa o site pesado e os mecanismos de buscas, como o Google, não consegue ler esse tipo de conteúdo, fazendo com que o seu site acabe perdendo posições no ranking de buscas.

Ou seja invista em conteúdo textual e imagens que são bem mais leves. Caso precise mostrar algo em vídeo, use o Youtube que é uma plataforma que por ser do Google, ele aparece nos resultados de pesquisa também.

4. Saiba trabalhar as cores

Cores são essenciais para melhorar o layout do seu site, porém essa é uma parte que requer muito cuidado e pesquisa. Usar cores erradas pode transmitir uma mensagem errada, e uma combinação de cores mal elaborada pode deixar o layout do site visualmente carregado.

Na internet você encontra vários sites com ferramentas que ajuda a compor cores que combinam trazendo mais harmonia para o layout do seu site. Uma ferramenta online bastante utilizada é o paletton.com que é fácil de usar e é de graça.

5. Cuidado com as fontes

Escolher a fonte ideal é outro ponto que requer tempo e pesquisa, escolher a fonte errada ou usar várias fontes pode simplesmente comprometer todo o layout.

Escolha uma fonte adequada que se encaixa com o seu site, e tente usar no máximo duas fontes, as sans-serif costumam ser as mais utilizadas.

Determinar o tamanho das fontes também é importante. Tente padronizar o tamanho para que título, subtítulo e no corpo do texto tenha cada um o seu tamanho para que não haja confusão durante a leitura do site.

Dica: Caso você ainda não saiba, existem as headings que são código de HTML usado exatamente para definir título e subtítulo, sendo o <H1> para título e <H2> e <H3>, etc. para os subtítulos.

6. Inserir breadcrumb

Essa é para quem possui um site com várias páginas, ou seja um site de notícias ou uma loja online. Breadcrumb é utilizado para mostrar o caminho que o usuário fez para ele chegar até aquela página, geralmente ela fica no canto superior esquerdo logo abaixo da barra de menu.

7. Não dê instruções

Como todo projeto após finalizado, o layout precisa passar por uma revisão, se você sentir que existe alguma ação no site que precisa de alguma uma instrução para que o usuário entenda o que precisa ser feito para poder executá-la, então a navegabilidade do seu site está ruim.

Ou seja, a navegabilidade do seu site está atrelado ao fato de quem estiver acessando o seu site conseguirá compreender com facilidade as informações que estão lá e caso tenha alguma ação a ser feita (compra, preenchimento de formulário, etc.) que ele consiga fazer de forma rápida e fácil.

2 Comentários

  1. Mauro Gonçalves 12 de dezembro de 2016 Responder
    • Inside Click Webdesign 22 de dezembro de 2016 Responder

Deixe um Comentário